segunda-feira, 14 de março de 2011

Artigo - Preconceito

Preconceito não pode!!!!!!!!!!!!!!!

Gay que ser Doutor em educação, por que não?

Iza Aparecida Saliés[1]


Ao ler a coluna sobre educação dia 4 deste mês, e o tema é “Travesti vence preconceito e é a 1ª pessoa nessa situação a fazer doutorado”. Como é um tema instigante e polêmico, achei que posso contribuir com algumas considerações sobre o assunto.
Será que Luma passou no doutorado porque é Gay ou porque tem competência?

Eu quero acreditar que ele teve conhecimento suficiente para tal, ou foi beneficiado pelo sistema de cotas. Vai saber?

Segundo a fala do autor do texto, “A função permite que ela intervenha em casos como o de uma diretora que chamou os pais para reclamar que o filho era gay e de outra que queria impedir a entrada de alunos travestis que usassem batom” [2] sim, permite, desde que o profissional “Luma”, não confunda a sua opção sexual com as suas funções no trabalho.

Ao abordar que o professor chamou os pais para reclamar sobre a opção sexual do aluno, isso sim, não deveria acontecer, mesmo porque é um assunto polêmico tanto para a escola como para os pais.

Se o aluno fez sua opção sexual por ser homossexual, até ai tudo bem, é um problema dele e da família, a escola não pode discriminar por isso, mas quando essa opção começa e incomodar os costumes da escola, seu comportamento não pode e nem deve transgredir o que é convencional às pessoas que ali estão.

Travesti, usando batom na escola? Esse é uma situação delicada para a escola e que deve ser tratada com bom senso, se o aluno estiver muito extravagante, ai sim, a coordenação pedagógica deve conversar com ele e ou com os pais. E a melhor receita, sempre, é o acordo entre as partes, escola, aluno e pais.

Caso a escola tenha dificuldade para tratar do assunto, o procedimento correto é buscar ajuda da Secretaria de Educação, consultar especialistas, para não incorrer no preconceito e deixar de cumprir com sua finalidade principal que é respeitar a diversidade de gênero, de opção sexual, de idade, étnico-racial, e outras.

[1] Professora Especialista da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
[2] Citação do texto original

Nenhum comentário:

Postar um comentário