quinta-feira, 17 de março de 2011

Notícia - SP -Educação

Conselho Estadual de Educação de SP aprova autonomia das Fatecs

G1
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo a autonomia universitária das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), administradas pelo Centro Paula Souza, órgão do governo estadual. O estado tem 49 Fatecs.
A aprovação foi feita nesta quarta-feira (15). Para entrar em vigor, a decisão do conselho tem de ser homologada pela Secretaria de Estado da Educação e publicada no Diário Oficial do estado.
Segundo o presidente do conselho, Hubert Alquéres, a autonomia permite às Fatecs criar, extinguir e mudar cursos, ampliar ou diminuir vagas. Antes, essas decisões tinham de passar pela aprovação do conselho. Além disso, poderão ainda registrar diplomas. Atualmente, os diplomas têm de ser registrados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“Isso, para a instituição, é muito bom, porque agiliza. Ela passa a prestar um serviço mais rápido e sem burocracia, que era absolutamente desnecessária. Nos últimos anos, nada do que as Fatecs mandaram para o conselho estadual foi reprovado”, disse Alquéres.
Com a mudança, segundo Alquéres, o conselho estadual poderá se dedicar a outras tarefas, como a elaboração do Plano Estadual de Educação. “O grande foco do plano estadual vai ser na questão da qualidade, do reforço dos alunos, do aprendizado dos alunos, das avaliações,que precisam existir e que são diagnóstico para que o governo, as escolas e os professores corrijam o que o diagnóstico aponta como necessário de correção”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário