quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

Educação especial é fortalecida




A Secretaria de Estado de Educação disponibiliza cerca de 50 profissionais nas equipes multidisciplinares para trabalhar com a educação especial. As equipes, compostas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais – atuam no desenvolvimento dos estudantes portadores de necessidades especiais.

Na Baixada Cuiabana quatro unidades especificas fazem o atendimento. São elas as Escolas Raio de Sol, Livre Aprender, Luz do Saber o Centro de Habilitação Profissional – CHP Professora Célia Rodrigues Duque, Centro Educacional de Atendimento ao Deficiente Auditivo Professora Arlete Pereira Miguelete, e Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

Na Escola Estadual Raio de Sol, instalada no bairro Santa Amália, em Cuiabá, existem turmas exclusivas para o atendimento de crianças de zero a três anos. Cada uma das turmas, conta no máximo, com seis estudantes. Os pequenos são incentivados desde muito cedo com exercícios específicos. Cores, formas, melodias são ferramentas empregadas nesse processo.

Além desses profissionais, a Seduc disponibiliza para o atendimento aos alunos que possuem deficiência auditiva – cerca de 700 no Estado -, intérpretes em sala de aula. Mato Grosso possui 87 intérpretes que atuam na comunicação da língua oral para libras e libras para língua oral entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos-cegos e ouvintes, nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário