As salas virtuais são um desafio para o professor-tutor
Gabriela Mangabeira
29 novembro 2010
O local para estudar é escolhido pelo aluno. A distância não é problema, pelo contrário. Do outro lado, separados apenas por uma tela, o professor, na sala de aula especialmente planejada. Com um simples clique de mouse, a educação começa a ser compartilhada na rede. É a tecnologia possibilitando o acesso a milhares de alunos, em qualquer canto do mundo, sem qualquer tipo de requisito social, racial ou de gênero. Não há limites.
A comunicação é de mão dupla, trocada, na maioria das vezes, em tempo real, aliada a recursos físicos (apostilas, livros, etc), interativos e hipermidiáticos. A informação corre livre, sem fronteiras, expandindo a educação, mas, como todo projeto, as críticas existem e, principalmente, as dúvidas. À frente dos cursos a distância da FIB/Estácio, a coordenadora Jane Guimarães concedeu entrevista ao repórter José Eduardo Carvalho na tentativa de esclarecer questionamentos frequentes sobre o universo da EAD.
Qual o objetivo de estudar através do EAD ? Bem, o objetivo do aluno ao escolher um curso de graduação ou tecnológico na modalidade EAD é concluí-lo. Geralmente, em decorrência do horário de trabalho, constantes viagens, preço dos cursos presenciais e ausência de faculdades nas proximidades de sua residência, dentre outros motivos, o estudante se vê impedido de frequentar os cursos oferecidos na modalidade presencial, então aluno termina “escolhendo” a modalidade EAD. Todavia, isso não invalida o objetivo que deve precedera conclusão do curso, que se trata da qualidade do ensino oferecido pela instituição, independentemente da modalidade. Esse tem sido o grande desafio da Estácio que vem buscando estratégias que contribuam no processo de ensinar e aprender em ambientes virtuais de aprendizagem.
Para garantir a qualidade, posso destacar a escolha do ambiente virtual, capacitação dos professores para docência online, a escolha do material didático, a garantia da aula teletransmitida e em tempo real, e a partir dai atingir o objetivo do aluno: concluir um curso com a garantia de sua qualidade.
Quais as vantagens?
Acredito que as mudanças que ocorreram no campo da Educação a Distância vêm acompanhadas de diversas vantagens, dentre elas posso destacar a flexibilidade de horário, que permite que o aluno estude no horário que mais lhe convier; uma maior autonomia no estudo, que faz com que o aluno possa dedicar mais tempo aos assuntos que mais lhe interessem, sendo o principal responsável pela sua evolução no aprendizado; a flexibilidade e o espaço, permitindo que alunos que se encontram distantes fisicamente das escolas e universidades tenham acesso aos cursos desejados.
Outra vantagem se refere à característica dos materiais didáticos mais modernos, desenvolvidos especialmente para a EAD, que além de permitir o uso intensivo de elementos multimídia, como vídeo, áudio e computação gráfica, permite a interatividade entre professores tutores e alunos, inovando o modelo de educação ao possibilitar um ambiente onde todos ensinam e todos aprendem. Por essa razão, o papel da EAD é de fundamental importância, uma vez que o caráter interativo desses novos meios traz embutidas também, evidentemente, as possibilidades de novas formas de subjetividade e de socialização. Lembro me que nas nossas salas virtuais, por um lado, tem os alunos iniciando sua primeira graduação e com idade mais avançada.
Por outro, alunos já graduados, especialistas, mestres, inclusive doutores que aproveitam as vantagens da modalidade EAD para continuarem estudando.
Essa heterogeneidade nas salas virtuais é um desafio para o professor tutor, mas acaba sendo um ganho para os alunos que utilizam a colaboração para aprenderem um comooutro, a partir de suas vivências e conhecimentos.
E as desvantagens?
Comparando com as vantagens, as desvantagens são mínimas apesar do seu grau de importância.
Posso iniciar lembrando que grande parte da população não tem acesso às novas tecnologias, assim qualquer elemento que valorize esses meios, sem disponibilizá-los para todos, estaria contribuindo para o aumento da desigualdade e, desta forma, a EAD acabaria contribuindo para a exclusão digital, educacional e, consequentemente, social. Todavia, apesar da polêmica em torno do tema, isso não tem impedido o crescimento da EAD, pelo contrário.
Por essa razão, não utilizo a palavra desvantagem e prefiro utilizar a palavra desafio. Os alunos enfrentam grandes desafios frente a autonomia que lhe é concedida, pois é preciso se sentir motivado para acessar a sala e aula virtual e essa motivação é interna, apesar das possibilidades dos incentivos externos.
Existe um perfil ideal de aluno para oEAD ? Há perfis que não se encaixem?
Seria importante que os alunos tivessem a maturidade necessária para utilizar a autonomia de forma positiva no seu processo de ensinar e aprender. Além da maturidade, que independe da idade, é preciso ser persistente, comprometido com seus objetivos, pois quando isso não acontece, nos possíveis momentos de dificuldades, o aluno pode abandonar o curso e isso também acontece nos presenciais.
Não acredito na existência de perfis que não se encaixem. Afinal, a modalidade EAD facilita a aprendizagem,vez que é notório o respeito às diversas formas de aprender. Nesses momentos, acredito na existência de um elemento motivador, no caso, o professor-tutor, e de uma estrutura de apoio para dar suporte ao aluno parece ser importante.
O professor-tutor tem um papel fundamental. Ele, assim como o professor nos cursos presenciais, são corresponsáveis pelo sucesso dos alunos. Estamos investindo muito na nossa capacidade de proporcionar uma educação a distância sem distância. Esse tem sido nosso lema: Educação a distância sem distância!
Quais as diferenças e/ou dificuldades que um aluno formado no ensino presencial encontrará no EAD?
Posso garantir que o preconceito já diminuiu muito. Isso decorre das pesquisas que foram realizadas comos cursos oferecidos na modalidade EAD, onde verificase o bom desempenho dos alunos provenientes de cursos a distância de boa qualidade.
Acredito que no futuro, bem próximo, em decorrência da shabilidades que os alunos graduados na modalidade EAD adquirem e constroem, ao longo do curso, essas dificuldades deixarão de existir.
Quais os critérios de escolha de um bom curso?
Para escolher um bom curso oferecido na modalidade EAD alguns fatores são importantes: posso iniciar citando a estrutura ou o desenho das aulas online; as ferramentas de apoio pedagógico disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que possibilitem a interatividade entre o professor tutor; extrapolação dos conteúdos constantes nas ementas das disciplinas, geralmente denominado de “Saiba Mais”, a qualidade do material didático; leituras complementares disponíveis nas bibliotecas virtuais, formação dos professores-tutores, inclusive, na docência online; possibilidades de aulas em tempo real e interativas, a exemplo de aulas teletransmitidas; dentre outros critérios.
Os diplomas identificam quem fez EAD ou presencial? Qual a diferença perante o MEC ?
Atualmente não. Os alunos graduados na modalidade EAD recebem o mesmo diploma dos alunos graduados na modalidade presencial. Não há diferença, isso foi um grande avanço do MEC e essa atitude contribuiu para a aceitação do próprio aluno que desconfiava da qualidade do curso oferecido na modalidade EAD. Os novos alunos, antes de se matricularem, chegam cheios de dúvidas e os questionamentos mais frequentes referem se a possibilidade da formatura com solenidade, se o diploma identifica a modalidade do ensino, etc. Estamos trabalhando para que o aluno na Estácio tenha orgulho do seu curso e se sinta seguro quanto a qualidade do ensino que estamos oferecendo.
Graduados em EAD podem concorrer a vagas de nível superior em concurso público?
Claro! Os alunos podem concorrer a vagas em concurso público, sim. O diploma não identifica a modalidade que o aluno concluiu a graduação ou o curso tecnólogo precisamos ficar atentos e qualquer discriminação quanto a esse aspecto é preciso denunciar. Existem atividades presenciais no scursos de EAD Sim. Existem atividades presenciais que são obrigatórias, a exemplo das provas. Além de atender às exigências do MEC, a prova é a ferramenta a mais que temos a nossa disposição e que serve como um “termômetro” no diagnóstico da aprendizagem do aluno, no momento da avaliação processual. Na Estácio, proporcionamos aos nossos alunos a capacitação do ambiente virtual que é realizada presencialmente; encontro com professores para orientação na construção do Projeto Integrador, participação em seminários, palestras e cursos de extensão, dentre outros As disciplinas de EAD podem ser aproveitadas em cursos presenciais? E o inverso?
Podem sim. Desde que contenham a mesma carga horária e também os mesmos conteúdos.
Isso pode ser observado analisando as ementas das disciplinas dos cursos. Os nossos cursos na modalidade EAD possuem a mesma ementa dos cursos presenciais, isso facilita a mobilidade dos alunos entre os cursos e a troca da modalidade. Após o término de uma pós ou graduação EAD, os alunos estão aptos para realizar uma pós-graduação presencial?
Claro que sim. Aptos inclusive com habilidades que os alunos de cursos presenciais podem não ter adquirido ao longo de sua formação. As profissões estão se adaptando a essa nova era e a educação vai ter que acompanhar fazendo uso das novas ferramentas proporcionadas pela tecnologia. É preciso ter vontade e coragem para inovar, conhecer e vivenciar novas experiências e possibilitar aos professores e alunos um ensinar e aprender contextualizado. Usar a tecnologia af avor da liberdade de expressão vai fortalecer processos de autonomia do aluno, através dos quais professores e alunos reforçam experiências inovadoras. Esse processo temos vivenciado aqui na Estácio. Quais os avanços educacionais que o EAD vem conquistando perante o MEC com relação a regulamentação do modelo
Talvez o passo mais importante tenha sido a retirada do diploma o registro da modalidade de ensino.
Mas será preciso avançar mais ainda. A sociedade precisa refletir sobre o processo de trabalho pedagógico em EAD, como um trabalho intelectual, cultural, qualificado dos educadores, e não, como suporte das atividades pedagógicas. Precisamos discutir a identidade dos conhecidos tutores. Essa terminologia tem sido utilizada para identificar os professores que atuam em salas de aulas virtuais.
O tutor é um professor responsável pela mediação do processo de ensino aprendizagem.
Há expectativa de melhorias no formato? Se sim,quais?
Acredito que podemos melhorar sempre. Talvez a mais urgente seja a possibilidade de acesso à internet para todos os alunos.
Através da Internet, é possível promover a propagação de experiências de grande alcance social para a formação cultural da nacionalidade, dando acesso à educação a sujeitos sociais afastados das instituições formais de ensino, ou que têm dificuldade de acesso a elas.
Fonte: Jornal a Tarde, 29 de novembro de 2010. Caderno Especial E@D. Salvador/BA
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