terça-feira, 15 de março de 2011

Notícia do Governo de MT

Educação tecnológica e incentivo à pequena propriedade é o rumo para Barão




Um novo modelo de desenvolvimento para Barão de Melgaço centrado na educação tecnológica e no incentivo à pequena propriedade é a tônica para um novo rumo do município do Pantanal a 114 Km de Cuiabá. A avaliação é do deputado federal Valtenir Pereira, que esteve na cidade neste domingo na comemoração dos 57 anos de aniversário da cidade.


“Nós temos que concretizar a escola agrícola em Barão por meio do IFMT para que o jovem da cidade possa estudar aqui, ter capacitação, uma profissão e fazer sua renda e patrimônio”, disse na inauguração do Memorial da Guerra do Paraguai Augusto Leverger, o Barão de Melgaço.


“Este local é necessário para valorizar a cultura local, realçar a história da importante participação desta comunidade na Guerra do Paraguai”, acrescentou. O espaço terá armas utilizadas por soldados e combatentes na guerra, objetos e relatos da história do município.


O deputado federal Valtenir também destacou que recursos do governo federal que ele se propõe a ajudar com projetos devem ser aplicados na pequena propriedade no município, para produzir hortifrutigranjeiros na cidade por exemplo. “Nós consumimos em Cuiabá frutas, verduras e legumes de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Quando temos terras e com formação aos nossos jovens e adultos de uma instituição como o IFMT podemos ter produção em Barão de Melgaço, no Vale do Rio Cuiabá para abastecer a Baixada Cuiabana e gerar renda para tantas pessoas”.


Durante as comemorações foram lançados uma casa da cultura da cidade, no centro da cidade na beira do rio. O local foi uma destilaria de aguardente de cana-de-açúcar (cachaça), de propriedade da família do patriarca Alfredo Damaceno. Um prédio construído em 1916 e que está com projeto de reforma.


Foram apresentados ainda à comunidade a reforma do posto do Programa de Saúde da Família (PSF), a creche Izaberlina Ramos da Silva e a inauguração do poço artesiano para abastecer de água moradores do bairro Cohab Vila Moura na cidade. As obras foram realizadas com recursos do governo do Estado de Mato Grosso.


Ao comentar as inaugurações dos 57 anos do município, o deputado Valtenir aproveitou para anunciar seu pedido para construção de outra creche com verba do governo federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário