domingo, 13 de março de 2011

Notícia do Governo de MT

Governo amplia em 76% número de bibliotecas em escolas de MTDa Redação - LBO

Governo do Estado ampliou em 76% o número de bibliotecas nas escolas estaduais nos últimos 14 meses em Mato Grosso. O número passou de 308 para 405 entre 2009 e 2011, sendo seis instaladas em unidades indígenas da rede estadual.


O espaço disponibiliza locais exclusivamente para o exercício da leitura, com a proposta de democratizar o acesso à informação, além de fomentar a leitura e a formação de alunos e professores.


Algumas unidades da rede pública ainda não foram contempladas com o programa por falta de espaço físico exclusivo e de acordo com as normas de implantação. Existem situações em que a unidade escolar possui sala ociosa, no entanto, apenas em um período, o que inviabiliza o processo.
Apesar de nem todas as escolas possuírem espaços exclusivos para bibliotecas, a ausência deste não impede a implantação de ações pedagógicas que fomentem o hábito da leitura e de incentivo à produção de textos. A partir de dois anos de funcionamento o Ministério da Educação (MEC) encaminha para todas as unidades escolares do país cerca de 200 títulos diferentes para comporem o acervo, futuramente a ser empregado para a biblioteca.

“A escola por si se estrutura para o recebimento e utilização do material. Pode empregar, inclusive, recursos do PDE", explica Telma Peres, que atua junto a CPE e é a responsável pelo Projeto Biblioteca Escolar da Seduc.

De acordo com o MEC, as bibliotecas escolares devem funcionar no prédio da unidade, com espaço físico de no mínimo 48 metros quadrados para as unidades já construídas e de 96 metros quadrados para as novas e possuir um acervo de pelo menos 500 exemplares, direcionados prioritariamente para a clientela escolar. As Informações são da assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário