segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

Escola Estadual 9 de Julho se destaca em concurso e lança coletânea

O trabalho de pesquisa desenvolvido pela Escola Estadual 9 de Julho, da cidade de Água Boa, sobre otema ‘Vozes d´África:itura e Escrita: Experiências Inovadoras, resultou em uma coletânea intitulada
‘Vozes d’África: Verso e Prosa’. A produção interdisciplinar foi lançada no 1º

Café Literário de Água Boa. O projeto rendeu ainda a escola a segunda
classificação dentre os dez melhores trabalhos sobre cultura afro promovida pelo Sintep de  Mato Grosso, denominado ‘Mama África’.

Segundo o coordenador do projeto,  professor especialista em Educação
Interdisciplinar,  Waldiney Santana da Costa,  toda a comunidade escolar se mobilizou para a efetivação das pesquisas no ano de 2010. A unidade atende a cerca de 1,5 mil alunos e a ideia será novamente aplicada no decorrer do ano letivo de 2011.

O projeto desenvolveu-se com  estudo de textos literários e a contribuição da cultura africana na formação do ser brasileiro. As atividades envolveram os alunos do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Como fatores primordiais, buscamos não só estimular a leitura de livros com a temática em destaque, mas promover a interação cultural por meio da literatura afro-brasileira. Ao desenvolvermos as atividades visamos à aproximação do escritor e leitor para a discussão de conhecimento e oportunizando a produção textual de poemas, contos e textos dissertativos”, conta o professor.

O concurso ‘Mama África’ classificou, no total, dez trabalhos. Os coordenadores das unidades que receberam 2º e 3º lugares ganharam um notebook e um kit-afro (contendo camisetas e livros relacionados à temática). O segundo colocado tem direito ainda a uma viagem para uma comunidade quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade.

As escolas destaques foram:   Escola Zeferino José de Mattos, do município de São José dos Quatro Marcos; Escola 9 de Julho de Água Boa;  Escola Dom Aquino Corrêa (de Itiquira); Escola Dom Bosco, de Lucas do Rio Verde, Escola Deputado Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos, Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo, de Araputanga, Escola Municipal Bela Vista (Alto Paraguai), Escola Campos Sales da cidade de Juscimeira e Escola Municipal Menino Deus, da cidade de Lucas do Rio Verde.


Patrícia Neves
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário