quarta-feira, 16 de março de 2011

Exposição

Mato Grosso terá dois projetos em exposição na FEBRACE
Da assessoria
A 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá de 22 a 24 de março, no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, contará com 302 projetos, desenvolvidos por 670 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do País, oriundos de instituições públicas e privadas. Do Mato Grosso, serão dois projetos. Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira de ciências e engenharia do País.
Os projetos que serão apresentados na FEBRACE são uma mostra da capacidade de estudantes de 14 a 20 anos de desenvolver soluções para os problemas da sociedade. “Nem sempre são ideias inéditas, mas a maioria inova ao aprimorar soluções existentes ou traz alternativas criativas para resolver esses problemas”, conta a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes. Na verdade, a FEBRACE é muito mais que uma feira. “É um estímulo ao pensamento crítico, à cultura da inovação e do empreendedorismo”, ressalta.
As feiras de ciências, com o desenvolvimento de projetos investigativos, suas premiações, e o reconhecimento dado aos estudantes e professores orientadores, tornaram-se uma peça importante no sistema nacional de educação, uma vez que estimulam, desde cedo, os estudantes a se interessarem pelas áreas de ciência e tecnologia. E isso é fundamental para o desenvolvimento do País. “Na era da economia baseada no conhecimento, a inovação tornou-se fator-chave para a geração de emprego e riqueza, e para as soluções dos problemas estratégicos de qualquer nação”, afirma Roseli. “Mas isso requer recursos humanos qualificados, o que se consegue quando se estimula desde cedo os jovens a desenvolverem as competências necessárias.”
A FEBRACE tem o patrocínio e apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), CNPq, CAPES, UNESCO, FIESP/SESI/ SENAI, Intel do Brasil, Sebrae Nacional, Instituto Claro, Instituto Votorantim e Petrobras. São instituições e empresas que apostam no incentivo à criatividade, à inovação e ao desenvolvimento de jovens talentos.
Avaliação dos projetos – Os projetos a serem apresentados na FEBRACE estão distribuídos nas seguintes áreas: engenharia (67 projetos), ciências exatas e da terra (57), humanas (62), sociais aplicadas (30), biológicas (47), saúde (23) e agrárias (16). Eles foram selecionados entre 1.427 trabalhos, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 42 feiras de ciências afiliadas, que envolveram cerca de 15.000 estudantes. Serão avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. Os melhores, em suas respectivas categorias, serão premiados em cerimônias que serão realizadas nos dias 25, na tenda do evento, e 26 de março, no auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, os autores dos melhores projetos ganharão medalhas, certificados e troféus, entre outros prêmios.
Os estudantes que mais se destacarem na FEBRACE também se qualificarão para participar da feira internacional Intel ISEF (International Science Fair), a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos EUA, que acontecerá de 8 a 13 de maio, em Los Angeles, Califórnia. No ano passado, a delegação brasileira foi destaque na Intel ISEF. Só ficou atrás, em números de prêmios, da delegação chinesa, e, obviamente, dos americanos.
Serviço – A mostra pública de projetos da FEBRACE 2011 será realizada de 22 a 24 de março, das 14h às 19h, em uma tenda com 2,2 mil m² instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária). O público estimado é de 12 mil visitantes. A entrada é franca. Mais informações: www.febrace.org.br.
Além do horário aberto ao público, a imprensa também terá acesso à tenda de eventos, com a presença dos estudantes, nos dias 22 e 23 de março das 9h00 às 12h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário