terça-feira, 15 de março de 2011

Notícia do Governo de MT

Governo amplia a instalação de bibliotecas em escolas estaduais
O Governo do Estado ampliou em 76%  o número de bibliotecas nas escolas estaduais, nos últimos 14 meses, em Mato Grosso. O número saltou de 308 para 405 entre 2009 e 2011, sendo seis instaladas em unidades indígenas da rede estadual. O espaço disponibiliza locais exclusivamente para o exercício da leitura, com a proposta de democratizar o acesso às fontes de informação, além de fomentar à leitura e à formação de alunos e professores.

Algumas unidades da rede pública ainda não foram contempladas com o programa por falta de  espaço físico exclusivo e de acordo com às normas de implantação. Existem situações em que a unidade escolar possui sala ociosa, no entanto apenas em um período, o que inviabiliza o processo.

Apesar de nem todas as escolas possuírem espaços exclusivos para bibliotecas, a ausência desse não impede a implantação de ações pedagógicas que fomentem o hábito da leitura e de incentivo a produção de textos. A partir de dois anos de funcionamento o Ministério da Educação (MEC) encaminha para todas as unidades do país cerca de 200 títulos diferentes para comporem o acervo, futuramente a ser empregado para a biblioteca.

“A escola por si se estrutura para o recebimento e utilização do material. Pode empregar, inclusive, recursos do PDE’, explica Telma Peres, que atua junto a CPE e é a responsável pelo Projeto Biblioteca Escolar da Seduc.

De acordo com o MEC, as bibliotecas escolares devem funcionar no prédio da unidade, com espaço físico de no mínimo 48 metros quadrados para as unidades já construídas e de 96 metros quadrados para as novas e possuir um acervo de pelo menos 500 exemplares, direcionados prioritariamente para a clientela escolar.

Telma cita que a determinação normativa para bibliotecas pede mobiliário adequado e espaços para leitura, além de um ‘Projeto das Atividades’ a ser desenvolvido no local para incentivar os estudantes a freqüentarem o ambiente. Seminários, concursos de poesias, de redações são algumas das ferramentas que podem ser empregadas nesse intento.  Esses projetos, de cunho pedagógico ou cultural, devem estar em consonância com o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-
MT

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