segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

O Estudo é sinônimo de crescimento
Estudar sempre foi sinônimo de um futuro melhor para a Ana Carolina Ota de Freitas, 10, aluna da Escola Estadual Djalma Ferreira de Sousa, em Cuiabá. A estudante do 5º ano, se prepara para a Prova Brasil, uma das avaliações da Educação Básica realizada entre estudantes do 5º e do 9º ano, além do 3º ano do Ensino Médio , destaca importância da mulher como professora, mãe e dona de casa.
No caso dessa avaliação é extremamente importante o papel do professor, seja na eficácia de sua explicação ou no domínio que exerce na sala de aula, para que todos aprendam os conteúdos. Para Ana Carolina, a professora inspira admiração, pois, é necessário possuir “pulso firme” para lecionar em uma sala com muitos estudantes, sendo que nem todos demonstram interesse pelos estudos. “A maioria dos alunos da minha escola está preparada, pois, os professores têm realizado a função muito bem”.
Porém, apesar do reconhecimento da importância feminina na sociedade, ainda existe inúmeros preconceitos relacionados à mulher. “Além de sofrer violência constantemente, a mulher ainda sofre discriminação principalmente na área econômica”, diz por considerar que os salários propostos para os cargos ‘exclusivamente’ para homens são maiores que aqueles relativos às profissões femininas.
O fato de morar somente com a mãe possibilitou a ela adquirir uma visão mais ampla sobre a verdadeira importância da figura materna como líder em casa. Afinal, “hoje a mulher não procura um homem, mas sim condições que a possibilitem ter um futuro melhor para que possa aumentar a qualidade de vida de toda a família”, diz.
Quando crescer, Ana pretende trabalhar e ter um futuro melhor que o de seus pais. Quando questionada sobre constituir família não soube responder, mas afirmou que se decidir casar e ter filhos “dará um jeito”, afinal de contas, todas as mulheres sempre souberam lidar com trabalho e casa, seja contratando alguém para ajudar, seja organizando o tempo para que nada saia do controle.
A menina também sonha em seguir a carreira de bombeiro e apesar de saber que se trata de uma profissão predominantemente masculina assim como a de policial, reconhece que não estará livre de preconceitos, mas afirma “eu vou passar por eles”.
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário