Projetos: uma nova opção metodológica
Nas últimas décadas surgiram novas metodologias, na tentativa de qualificar o ensino. Com base nisto, este texto tem por objetivo abordar um tema muito atual em termos de organização do ensino, a fim de construir uma forma mais atraente e envolvente de realizar a prática pedagógica: o projeto.
Ao falar em projetos, penetramos numa das dimensões do planejamento: a mediação. Esta, por sua vez, contempla vários elementos, sendo a metodologia um deles. Etimologicamente, metodologia significa estudo de métodos . A palavra método vem do grego méthodos - de meta (pelo, através, fim) e hodós (caminho). Portanto metodologia é o modo, a maneira que o professor desenvolve uma atividade.
Escolher um método
O professor, ao elaborar e planejar sua ação concreta, necessita fazer escolhas entre as diversas metodologias: metodologia expositiva, por projetos, exposição dialogada, exposição provocativa, dialética de construção do conhecimento e dialógica. Ao lançar mão de uma metodologia para o desevolvimento de seu trabalho de sala de aula, o profissional de educação estará determinando o tipo de formação de seus alunos, alicerçado no paradigma da construção do conhecimento. A opção metodológica não é uma opção neutra.
Segundo o professor Sandro Cozza Sayão, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), “a opção metodológica contempla escolhas, tendo em vista nossa visão de homem, sociedade, conhecimento e educação”. Portanto nela está implícita a visão de mundo, a formação acadêmica do professor e sua ética comprometida com um processo de construção do conhecimento e não de mera reprodução.
Na nossa experiência da prática de estágio como acadêmicas da UCS, optamos pela metodologia por projetos, porque permite tornar o ensino mais significativo para o aluno e fazer ponte com as diversas disciplinas, ou seja, trabalhar interdisciplinarmente diversos conteúdos. A pedagoga Nilda Stecanella afirma que a metodologia por projetos permite propiciar a construção do conhecimento; o professor problematiza o sujeito, fazendo-o pensar, refletir e elaborar hipóteses.
Na atualidade, o espanhol Fernando Hernández é o grande defensor da metodologia de ensino por projetos. Ele diz que a “organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores.
As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”.
Estabelecer metas
O profissional de educação que deseja desenvolver o seu trabalho por projetos deve tomar conhecimento da estrutura que compõe o mesmo. Conforme Hernández, “estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas, esse é o nosso papel”. Para todo trabalho educativo deve-se saber o que se quer, por isso é fundamental ter uma direção.
No decorrer do trabalho é importante fazer registros, comparações para verificar acertos e erros. Hernández diz que “todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola”.
Salienta-se, ainda, que todo projeto deva ter um desfecho. Pode ser a socialização do trabalho, uma exposição, um relatório ou qualquer outra forma.
Ao finalizar nosso projeto, constatou-se a satisfação de todos os envolvidos. Foi necessário dar continuidade, pois os próprios alunos trouxeram sugestões interessantes de atividades para o trabalho.
Nilce Tonús e Heloísa Maria Lessa,
professoras estaduais (EJA) e acadêmicas de Pedagogia na UCS,
Caxias do Sul, RS.
Endereço eletrônico: ntonus@ucs.br e hmlessa@ucs.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 384, jornal Mundo Jovem, março de 2008, página 5.
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