Tutores e cursistas participam de formação em Escolas Sustentáveis e Com-Vidas
Vinte e seis tutores no programa Escolas Sustentáveis e Com-Vida, em Mato Grosso, participaram sexta-feira e sábado (18 e 19/3) do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento tem como finalidade a construção de uma proposta de trabalho aplicável no cotidiano da escola e em seu entorno, na busca de um planeta sustentável.
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, por meio da Sperintendência de Diversidades Educacionais (Sude), é parceira na ação e fomenta a participação das unidades. A Seduc dispõe de dois tutores, além de cursistas das equipes de Educação Ambiental, Indígena, e Diversidades.
No sábado (19/03), os 200 cursistas (professores da rede estadual e municipal) participam das discussões. Dentre eles estão integrantes das escolas estaduais José Leite de Moraes, Zélia Costa e Historiador Rubens de Mendonça. O processo de reorientação da educação envolve na somente aumentar o conhecimento do aluno, mas incentivar o desenvolvimento de habilidades e valores que irão motivar estilos de vidas sustentáveis.
“A formação vem de encontro com as nossas orientações curriculares na área ambiental. É mais um instrumento que vai fortalecer o processo”, cita Gisele Gomes, gerente de Educação Ambiental e tutora. Ela explica que um novo formato de atividades vem sendo empregado. "Esse formato prevê a participação de grupos de professores de uma única escola, envolvendo maior número de profissionais docentes".
A coordenadora de tutoria do projeto na UFMT, Sônia Palma, explica que o processo formativo vai possibilitar ampliar a intermediação e terá como resultado espaços sustentáveis, ampliando o universo de conhecimento.
“Necessariamente, o tutor deve ser um professor, com pós-graduação preferencialmente na área ambiental ou educacional. Temos 42 tutores presenciais e à distância distribuídos em cinco pólos: Diamantino, Ribeirão Cascalheira, Pontes e Lacerda, Ribeirão Cascalheira, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste”.
Para a professora de Ciências Biológicas da Escola Estadual Coronel Ondino Rodrigues Lima, Eciele Silva, sem o envolvimento de toda a gestão escolar é praticamente impossível dar seguimento ao processo. “Por isso é de tamanha relevância a formação continuada”.
Preservação e sustentabilidade são temas de trabalhos interdisciplinares, como na horta pedagógica e no projeto de replantio de nascentes, onde os alunos colhem as sementes nativas, organizam o viveiro, fazem o plantio das sementes, recolhimento das mudas o replantio. A escola está instalada na cidade de Ribeirão Cascalheira.
Na manhã de hoje o professor doutor em Arquitetura José Afonso Botura Portocarreiro explanou sobre a necessidade de repensarmos as construções considerando as especificidades regionais. Para tanto, empregou como exemplos especificidades de construções indígenas.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
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