quinta-feira, 24 de março de 2011

Aulas de violão na internet/MT

Projeto do IFMT/Campus Cáceres lança vídeos com aulas de violão na internet

Redação 24 Horas News

O grupo de violonistas do IFMT / Campus Cáceres lançou esta semana no canal 'violões IFMT' na rede mundial de compartilhamento de vídeos na internet, Youtube, vídeos aulas com o objetivo de estimular a aprendizagem na arte de tocar violão. O canal é utilizado também para socializar o trabalho e as apresentações realizadas pelo grupo e como espaço de interação aberto a participação dos internautas.
“ Nossa proposta é auxiliar as pessoas que estão aprendendo a tocar violão. A ideia é criar diários de aprendizagem, os interessados vão comentar, pedir orientação. É aberto. Qualquer pessoa pode assistir, comentar em vídeo ou em texto”, explica o coordenador do projeto, professor de música do Campus, Célio Jonas.
Além do youtube, o grupo utiliza outras ferramentas de comunicação na internet como as redes sociais facebook e orkut para socializar os trabalhos com aulas vídeos e apresentações realizadas. Por meio desses canais são disponibilizados também materiais didáticos complementares para o aprendizado do violão, a exemplo de textos e partituras. Os arquivos são livres e podem ser acessados nas comunidades virtuais identificadas 'violões IFMT'.

A primeira aula é sobre um blues criado pelo grupo para aquecimento no início das apresentações. “Nos explicamos o nosso arranjo. Os integrantes mostram como tocar, como é o trabalho em conjunto e questões pontuais sobre teoria da música” explica Célio.

O grupo de violão do IFMT/ Campus Cáceres integra o projeto 'Som e Cor' iniciado em fevereiro de 2010 com o objetivo de promoção cultural envolvendo a comunidade acadêmica do IFMT no município de Cáceres. Composto atualmente por 13 integrantes entre alunos e servidores do campus, o grupo apresenta diversos ritmos, estilos e épocas, com destaque para música instrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário