quinta-feira, 24 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

Escola Djalma Ferreira fortalece oficinas profissionalizante no Escola Aberta

O programa Escola Aberta, na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, inicia as atividades de 2011 com oficinas profissionalizantes para a comunidade. Orientada por oficineiros (técnicos nas respectivas áreas), oferece noções básicas para os cursistas atuarem como auxiliar administrativo, cabelereiro, manicure, turismo e hotelaria, atendimento em vendas e telemarketing. No final do curso todos receberão certificação.

Paralelo aos cursos profissionalizantes, a Escola Aberta se fortalece como um espaço para que a comunidade busque atividades recreativas e culturais com aulas sábados e aos domingos. Integram a lista de cursos ofertados no Programa, aulas de violão, informática, noções de investimento na Bolsa de Valores, espanhol, inglês, orientação sobre rádio escola, artesanato, culinária e outras. No total são 18 oficinas.

Para a coordenação do Escola Aberta na Djalma Ferreira de Souza, Luiz Carlos da Silva Ferreira e professora Margareth de Souza e Silva, a proposta é ofertar nesse espaço conhecimentos que contribuam com a vida da comunidade. Luiz Carlos esclarece que a idéia de cursos profissionalizantes surgiu quando percebeu em um Supermercado do bairro a falta de profissionalização dos atendentes.

“Os empresários do bairro abrem vagas frequentemente para jovens, e o curso de capacitação seria um diferencial na escolha do funcionário”, relata. Segundo ele, os contatos feitos aprovaram a idéia e se prontificaram a aceitar a demanda de cursistas sempre que houver necessidade. “Capacitação faz toda a diferença’, reforça ele. O coordenador buscou parceria com uma franquia de escola técnica para validar as certificações.

O cursista da área administrativa, Eduardo Augusto Aparecido de Camargo, 17 anos, concluiu o ensino médio. O garoto que quer ser Engenheiro Civil, planeja fazer um ‘pé de meia’ para poder investir nos estudos. “Estou buscando capacitação para poder ingressar no mercado de trabalho”, diz.

Marco Aurélio Ferreira de Oliveira, 35 anos, frequenta as aulas sobre investimento na Bolsa de Valores. Segundo ele, com a popularização desse tipo de investimento é preciso conhecer o mercado de ações. “É preciso conhecer como trabalhar antes de realizar as aplicações”, acredita.

Uma das áreas de destaque, também inserida dentro da proposta de profissionalização, é o de turismo e hotelaria orientada pela oficineira Jéssica Campos Stephan. O trabalho dividido em duas etapas, terá duração de um ano, com presença monitorada. Na primeira etapa, a teórica os participantes terã noções de história regional, práticas de atendimento ao turista e, num segundo momento, serão realizadas visitas em pontos históricos como Sesc Arsenal, Misc (Museu da Imagem e do Som) e outros.

Para participar das oficinas do Escola Aberta na Djalma os interessados podem fazer as inscrições de até quatro cursos, pessoalmente ou pela internet. Basta acessar o site www.escoladjalma.com

Escola Aberta

O Programa é desenvolvido em 61 escolas de nove municípios e um Distrito (Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora da Guia, Acorizal, Santo Antonio do Leverger, Jangada, Barra do Bugres e Chapada dos Guimarães).

Mantido com recursos dos governos Federal e Estadual, tem o objetivo de trazer a comunidade para a escola nos finais de semana desenvolvendo oficinas de cultura/arte, esporte/lazer e recreação, qualificação para o trabalho e geração de renda, e formação educativa complementar. Sempre atendendo as solicitações da comunidade.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário