terça-feira, 22 de março de 2011

Noticia da UFMT

UFMT oferece curso sobre a perspectiva de Gramsci

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

O curso será oferecido no campus da UFMT em Barra do GarçasA Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do campus universitário Araguaia (CUA), estará promovendo nesta semana um grupo de estudo dirigido sobre “A Educação e a Escola numa perspectiva Gransciana”, cujo coordenador é professor Odorico Kiko. A aula inaugural acontecerá nesta quarta-feira (23), das 14 às 17 horas, no espaço de convivência da UFMT-BG.

Esse curso está inserido no programa de extensão da universidade, dedicado a professores e profissionais da educação da área Ciências Humanas e da região do Araguaia. O professor Kiko explica que a disciplina foi desenvolvida em cima dos estudos de Antonio Gramsci, que nasceu no norte da ilha mediterrânea da Sardenha.

Um educador que era o quarto dos sete filhos de Francesco Gramsci, um homem que tinha vários problemas com a polícia. Sua família passou por diversas comunas da Sardenha até finalmente instalar-se em Ghilarza.

As dificuldades materiais moldaram sua visão do mundo e tiveram grande peso na sua decisão de filiar-se ao Partido Socialista Italiano. Em Turim tornou-se jornalista. Seus escritos eram basicamente publicados em jornais de esquerda como Avanti (órgão oficial do Partido Socialista). Sua prosa e a erística de suas observações lhe proporcionaram fama.

Gramsci deixou, entre outros, um legado de 32 Cadernos do Cárcere, de 2.848 páginas que não eram destinados à publicação. Esses cadernos trazem reflexões e anotações do tempo em que Gramsci esteve preso, que começaram a 8 de Fevereiro de 1929 e terminaram em Agosto de 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário