sexta-feira, 25 de março de 2011

Lideranças estudantis em Brasília

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças estudantis em Brasília

Lideranças estudantis da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) foram recebidas ontem (24) no Palácio do Planalto pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Na ocasião, eles entregaram a ela um documento com 59 emendas ao Plano Nacional de Educação. Entre as principais reivindicações estão o aumento de investimentos na educação - de 4% para 10% do PIB - e a aprovação do projeto que destina 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação.

A presidenta disse aos estudantes que a pauta a respeito da aplicação dos recursos do Pré-Sal em educação é uma luta legítima. "Faz todo sentido apostar a riqueza do país no futuro do país", falou. Na ocasião, Dilma também reafirmou o compromisso de seu governo com a educação. "Tenho um compromisso com a educação, pois tenho absoluta clareza que para mudar o país é preciso investir na educação, formando cidadãos e cidadãs críticos, educados e criativos", disse. A presidenta garantiu que o diálogo do governo com os movimentos sociais iniciado no governo Lula terá continuidade durante sua gestão e enfatizou que as portas do Palácio estarão sempre abertas para os estudantes.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, reconheceu que a educação melhorou muito nos últimos anos, mas afirmou que ainda há muito o que ser conquistado. "Reconhecemos um conjunto enorme de avanços - como o ProUni e as Escolas Técnicas - e nos sentimos partícipes de cada uma dessas conquistas. No entanto, acreditamos que a caminhada é longa e ainda estamos distantes do que desejamos para a educação brasileira", concluiu.

O presidente da Ubes, Yan Ivanovich, ressaltou a importância e o simbolismo do encontro com a presidenta e falou a respeito da qualidade do ensino médio brasileiro. "O ensino médio é não só a porta de entrada para a universidade, mas também é responsável pela formação cidadã dos estudantes", disse.

O encontro com a presidenta Dilma fez parte da Jornada Nacional de Lutas da UNE, Ubes e ANPG, tradicional série de manifestações que as entidades estudantis realizam todos os anos no mês de março em homenagem ao estudante Edson Luís, assassinado em março de 1968. Com o lema "Educação tem que ser 10! Por 10% do PIB para a educação e um Plano Nacional de Educação a serviço do Brasil", a Jornada deste ano tem por objetivo garantir para o país uma educação de excelência em todos os seus níveis nos próximos 10 anos, com a erradicação do analfabetismo, inclusão e empoderamento do povo, além de colocar a educação como fator estratégico de desenvolvimento do Brasil.

Também estiveram presentes ao encontro o ministro da Educação, Fernando Haddad; o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa; a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo; além de diretores das entidades estudantis de todo o país.
Foto: Antonio Cruz/ABr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário