segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícia - Educação/ MT

Diretores de escolas públicas reclamam da falta de recursos

Da Redação - DP

Os diretores das escolas municipais de Rondonópolis se reuniram na última sexta-feira (18) com os vereadores do município e discutiram soluções para atender necessidades urgentes das escolas, como a compra de material didático, de limpeza, merenda escolar e a possibilidade de ligações para celulares. Por falta de repasses para estas prioridades, as escolas vêm utilizando um fundo de suprimentos que, na verdade, era para ser utilizado para necessidades diárias de manutenção.

A reunião também contou com a participação do secretário municipal de Administração, de Planejamento e de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Diretores das Escolas Municipais (Adesmur) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Rondonópolis (Sispmur).

De acordo com o vereador Reginaldo Santos (PPS), o fundo de suprimentos, que varia de R$ 320,00 a R$ 1.165,00, de acordo com o número de alunos, está sendo utilizado pelos diretores para a compra de merenda, pois o repasse da prefeitura está atrasado desde o dia 20 de fevereiro. No entanto, conforme o auditor do Município, Marcos Constantino, tal procedimento desrespeita o decreto municipal que rege a utilização do fundo e, por esse motivo, ele procurou os representantes da Adesmur para orientá-los sobre aplicabilidade do fundo.

A nova orientação preocupou os diretores, pois, segundo eles, sem a utilização dos recursos do fundo eles não teriam como suprir as necessidades de materiais didáticos, de limpeza e a própria merenda escolar. A secretária de Administração explicou que a compra do material de limpeza já foi licitada e que cada diretor já pode buscá-lo no almoxarifado do município.

Sobre a merenda escolar, ficou garantido que até estar terça-feira (22) será repassado às instituições escolares o dinheiro para a compra. Já os materiais didáticos devem ser entregues nesta segunda-feira, conforme afiançou Railda Nunes, chefe do departamento de Infraestrutura da Secretaria de Educação.

Mara Xavier, presidente da Adesmur, concluiu que a reunião na Câmara foi satisfatória, pois além da associação ter garantido a solução de boa parte dos problemas, ainda foram direcionados sobre como agir em situações de emergência, facilitando o trabalho dos diretores.

Ligação para celular

Outro ponto discutido durante a reunião foi o fato de que os diretores estavam impossibilitados de fazer ligação para celular. “Se o diretor precisasse ligar no celular dos pais para avisar algo a respeito de um aluno, ele não tem como, o que é um absurdo”, explicou Reginaldo, que há meses vem cobrando a solução do problema por parte da administração municipal.

Em reposta a reivindicação, a secretária de Administração informou que 22 aparelhos de celular foram comprados e que ainda na próxima semana seriam entregues nas direções das escolas. “Agora vão faltar apenas dez aparelhos, mas já estamos licitando a compra e em breve vamos fazer a entrega de mais celulares”, prometeu. Com informações da assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário