terça-feira, 22 de março de 2011

IFMT faz "jornada das águas"

IFMT/Campus Cáceres realiza jornada das águas em Figueirópolis D'Oeste

Na agenda de debate sobre o Dia Mundial da Água (22 de março) proposto pela Organização das Nações Unidas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres, realiza, nos dias 31 de março e 01 de abril, a 1ª Jornada das Águas em Figueirópolis D'Oeste ( situado a 402 km de Cuiabá). O evento é organizado em ação conjunta com a prefeitura municipal, escolas, igrejas, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural e Polícia Militar Ambiental.

O objetivo é realizar um fórum de debates e propostas que contribua com o fortalecimento de políticas públicas para sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural da região, a partir da sensibilização das pessoas sobre a necessidade de conservação da água para manutenção da vida no planeta.

Nesta terça-feira, 22, representantes das instituições promotoras do evento estão reunidas, em Figueirópolis D'oeste, em agenda de organização e mobilização da comunidade para participar da jornada. Entre os agentes do município envolvidos na mobilização estão a Secretaria Municipal de Educação, as escolas estaduais 'Dr. José Gentil da Silva' e 'Barão de Melgaço', escolas municipais 'Vereador Joaquim Liberato' e 'Maria Auxiliadora Bossa da Cunha', igreja católica e igrejas evangélicas do município.

Na perspectiva de educação ambiental, a jornada debaterá sobre o ciclo da água, gestão e legislação dos recursos hídricos e ambientais com destaque para unidades de conservação, recomposição de áreas degradadas; mudanças climáticas, entre outras temáticas centradas na relação do ser humano com o meio.

A programação conta com palestras, conferência, espaços culturais, atividades lúdicas e de sensibilização para crianças, além de minicursos e oficinas com contribuições de professores, pesquisadores e alunos de diversas organizações sociais e instituições de ensino, pesquisa e extensão do estado, e com os saberes da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário