segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícia da Seduc/MT

Prorrogada data de inscrições para Programa Líderes Internacionais de Educação

Prorrogado para dia 22 de março a entrega de formulários de inscrições para o Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP). A iniciativa possibilitará a professores brasileiros a participação em curso de aperfeiçoamento de cinco meses, nos Estados Unidos. A ação é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O programa será executado nos meses de janeiro a maio de 2012 e terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana.

Os selecionados poderão participar de treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. Ao término dessas atividades, os selecionados terão acesso ainda a um estágio em uma escola de ensino médio para que possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos.

Para participar da seleção os candidatos devem encaminhar para os coordenadores estaduais, até o dia 22 de março, o formulário de inscrição devidamente preenchido e carimbado pela unidade escolar em que leciona, currículo resumido em Língua Inglesa (conforme modelo no formulário de inscrição), formulário de apoio institucional e uma fotografia colorida recente.

Em Mato Grosso, a professora Neiva Boeno, que atua junto à Coordenadoria de Ensino Médio (CEM), tem a responsabilidade de realizar – até o período de 6 de abril – a seleção de até cinco candidatos para a competição nacional junto à Embaixada Americana. Na etapa nacional, o Programa ILEP selecionará 30 (trinta) professores para o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano). De maio/2011 a setembro/2011, ocorrerão entrevistas, revisão de todo o material inscrito e a pontuação do exame TOEFL pela bancada da Embaixada dos E.U.A./Consed.

São pré-requisitos para a seleção: ser professor de inglês do ensino médio na rede pública; estar atualmente trabalhando em sala de aula; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula; demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP; demonstrar compromisso com o ensino de Inglês; ter fluência oral e escrita em Inglês; ser cidadão brasileiro; preencher o formulário de inscrição totalmente em Inglês e enviá-lo de volta à Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

Em Mato Grosso, os professores interessados deverão encaminhar os documentos para o endereço: Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, 215 - Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT, CEP 78049-909, em atenção à Coordenadora do ILEP, Profa. Neiva Boeno, na SUEB/Coordenadoria de Ensino Médio.

A bolsa oferece assistência para o visto de intercâmbio (J-1); orientação pré-partida no Brasil; passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos; orientação de boas-vindas em Washington, DC; custos/taxas para a participação no programa; hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes); seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa; ajuda de custo para compra de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; ajuda de custo para compra de livros e outros materiais educacionais; ajuda de custo para excesso de bagagem; seminário de encerramento em Washington, D.C.; oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

A título de conhecimento e visualização da formação, os interessados poderão acompanhar o blog dos professores selecionados em 2010 e que estão nos Estados Unidos desde o começo de janeiro deste ano: http://ilep2011.wordpress.com/.
Mais informações podem ser obtidas com a professora Neiva Boeno, por meio do e-mail neiva.boeno@seduc.mt.gov.br ou ainda pelos telefones (65) 3613-6318/6418.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário