terça-feira, 22 de março de 2011

Notícia - Educação

Unesco lança concurso de redação sobre o Dia Mundial pela Paz

Alunos do ensino médio regular, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial das redes públicas e privadas podem se inscrever para o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial pela Paz e pelo Desenvolvimento: “Química – nossa vida, nosso futuro”. Essa é uma atividade realizada em comemoração a duas datas estabelecidas pelas Nações Unidas, o Dia Mundal da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) e o Ano Internacional da Química (2011), além de aludir ao centenário do Prêmio Nobel de Química de Marie Curie. O evento é realizado pela Unesco no Brasil.

Podem ser abordados os tópicos sobre a importância da química para o entendimento do mundo e do cosmos, os avanços na química e sua contribuição para o bem estar das populações, mulheres na ciência, pesquisas em química para solucionar problemas globais relacionados à alimentação, à água, à saúde, à energia, ao transporte e outros, o ensino de química e a educação básica, a prática da química verde, também conhecida como química sustentável, na indústria, academia e escolas, aplicação econômica da química.

Os trabalhos escritos, acompanhados da ficha de inscrição, poderão ser enviados para o e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br. Caso o envio seja feito via correio, o envelope deverá conter também a ficha de inscrição. Além disso, o nome da categoria “Trabalho Escrito” deverá estar destacado no envelope. Os trabalhos e desenhos devem ser enviados até 5 de setembro.

Os desenhos, com a frase sobre a obra e a ficha de inscrição colada no verso do desenho, poderão ser entregues pessoalmente ou enviados por correio para a Unesco. Caso o envio seja feito via correio, recomenda-se enviar os desenhos dentro de um “tubo para planta”, ou enrolados e embrulhados, de modo que estes não sejam dobrados ou amassados. Além disso, o nome da categoria “Desenho” deverá estar destacado na embalagem.

O endereço é: Setor de Ciências Naturais da UNESCO, SAUS Quadra 5, Bloco H, Lote 6, Ed. UNESCO/IBICT/CNPq, Sala do Protocolo nº 1004, CEP 70070-912, Brasília/DF. Para fins de comprovação, serão considerados a data de envio do e-mail e o carimbo aposto pelo Correio. No dia 3 de outubro. Em 10 de novembro haverá programação da cerimônia de premiação dos dez melhores trabalhos escritos e dos dez melhores desenhos, durante a qual ocorrerá a divulgação dos 1º, 2º e 3º lugares em ambas categorias.

Para saber mais sobre o concurso, ler o regulamento e visualizar a ficha de inscrição acesse o site http://eventos.unesco.org.br/diadaciencia

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário