segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícia - Educação -CEE/MT

Estado realiza II Fórum sobre a Rede Estadual de
Superação da Violência

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) em parceria com as instituições que compõem a Rede Estadual de Superação da Violência e Promoção da Cultura de Paz, realizarão nos dias 30 e 31 de março de 2011, na Escola de Saúde Pública, o II Fórum sobre a Rede Estadual de Superação da Violência e Promoção da Cultura de Paz (Revipaz).

O Fórum terá como objetivos a continuidade do processo de consolidação do trabalho articulado e integrado entre as diversas instituições governamentais,não governamentais e sociedade civil organizada que compõem a Rede Estadual, e a elaboração de planejamento , visando atingir maior impacto das políticas públicas de Mato Grosso no enfrentamento às violências.

“A questão das violências requer o envolvimento e a transversalidade de todos >os setores, governamentais, não-governamentais e sociedade civil organizada. O setor da Saúde tem suas responsabilidades e atribuições específicas, mas é na intersetorialidade e interinstitucionalidade que poderemos atuar respondendo a todas as demandas e implicações que a violência impõe.

O II Fórum da Revipaz vai ajudar nesse sentido”, explicou a técnica do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde da SES/MT Aldineia Guimarães. A Rede é composta por 37 instituições, incluindo Governo, ONGs e sociedade civil organizada.

A Secretaria de Estado de Saúde interage, também, com 13 municípios prioritários para o enfrentamento das violências (sexual, doméstica, e outras violências interpessoais) para a notificação e organização dos serviços de Saúde para o atendimento. Os municípios que foram eleitos pela SES como prioritários, possuem uma estrutura do SUS necessária para a assistência integral, composta por Hospital 24 horas, Serviços de Atendimento Especializado-SAE e Centro de Atenção Psicossocial-CAPS. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Barra do Garças, Água Boa, Juara e Juína.

ESTATÍSTICAS - Dados do Sistema de Informação de Mortalidade, da SES/MT, indicam que as violências e os acidentes correspondem a primeira causa de mortalidade na faixa etária de 01 a 49 anos e correspondem à segunda causa de mortalidade na população do estado, de modo geral. Os dados correspondem aos anos de 2005 a 2009.

O Ministério da Saúde utiliza dados da pesquisa e do mapeamento da violencia no Brasil, feito pelo Instituto Zangari de São Paulo em 2007, que apontam o assassinato de 10 mulheres por dia, em todo o país. O Ministério da Saúde aponta o sexo feminino a principal vítima das violências sexual e doméstica, abrangendo desde a infância até a terceira idade (VIVA/MS/2006/2007). No mapeamento Mato Grosso ocupa o 6º lugar no ranking dos estados brasileiros com taxa de 30.74% de óbitos por homicídio, para cada 100 mil habitantes.

REDE DE SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA - As 37 instituições que integram a Rede Estadual de Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz são as seguintes: Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria de Estado de Trabalho Emprego Cidadania e assistência Social (SETECS), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONEN), Secretaria de estado de Planejamento (SEPLAN) Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo (SEDTUR), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Defensoria Pública, Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Universidade Federal (UFMT), Sociedade Matogrossensse de Pediatria (SOMAPE), Comitê Estadual De Combate a Exploração Sexual, SMC, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comitê Estadual Política para Juventude, Tribunal de Justiça (TJ), Casa Civil, Ministério Público Estadual (MPE), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS),Fórum Permanente pela Paz, Fórum de Articulação das Mulheres, Associação de Mulheres em Ação de Mato Grosso, Associação de Mulheres em Ação de Mato Grosso, ONG Criança Feliz, Comissão interestadual do Centro-Oeste para Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes (Circo), Fórum de Adolescentes daSOMAPE, Associação dos Familiares de Vítimas de Violência, Federação de
Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Conselho Estadual do Direito da Mulher (CEDM), Conselho Estadual do Direito da Criança e Adolescente (CEDCA), Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa (CEDPI), Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), ONG Semeadores da Paz e Instituto Terra Viva.

Jesiel Pinto - Assessoria SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário