sábado, 26 de março de 2011

Para pensarmos sobre ...................

Convivência, um exercício de valores

Em virtude dos muitos anos de uma educação meramente conteudista, a escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos. Nesse sentido, as diversas áreas do saber anseiam por uma linha educacional capaz de trabalhar o conhecimento científico aliado às possibilidades do uso racional e responsável para com a vida humana.

Esse projeto pedagógico busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a aproximação da família com a escola seja pré-requisito indispensável nesse processo, posto que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente na família.
Resultados atingidos
Os resultados do projeto Convivência: um exercício de valores demonstraram que toda ação pautada nos valores tem visibilidade e, como disse o mestre Paulo Freire, “o educando descobre-se como um construtor do mundo e da cultura”. Coube a nós, como escola, proporcionar essa ação.

Dessa forma, foi percebida uma transformação em todo o espaço escolar. Entre os educadores, vimos uma maior interação nas relações humanas de empatia, tolerância e maior envolvimento com os nossos alunos. Nesse processo de troca, os alunos demonstraram entre si maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, do respeito, da capacidade de perdoar e nas rotinas de sala de aula mais desenvoltura nas atividades em grupos.

Foi importante para nossa equipe desenvolver um projeto como esse e reafirmamos nossa preocupação em formar cidadãos críticos e autônomos, embasados nos valores.

Acontecendo na prática

Em cada bimestre será abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor. Abaixo seguem algumas sugestões.

Ética e felicidade

• Exibição do filme A corrente do bem, com o objetivo de relacionar o nosso bem-estar à satisfação de contribuir com o outro.
• Encontro de formação com os pais.
• Encontro com os alunos, sobre o tema.
• Visitas a algumas instituições sociais da cidade.

Paz e solidariedade

• Serão debatidas algumas personalidades que contribuíram para a construção da paz, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King.

• Poderá ser feito um concurso de redação sobre o tema da paz entre as turmas da escola.

Trabalho e promoção da vida

• O trabalho cada vez mais ganhará ares de humanização, oriunda de um coeficiente emocional, característico dos tempos modernos, em detrimento do tecnicismo de períodos anteriores.

• Exibição dos filmes Tempos modernos e O corte para problematizar a temática do trabalho.

Ficha técnica

Local de realização: Colégio Pro Campus, Teresina, PI.

Público atendido: alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

Objetivos:

• Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social;
• Cultivar o exercício de uma moral humanitária;
• Exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças;
• Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade;
• Priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material;
• Cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.

Componentes curriculares envolvidos: é uma proposta interdisciplinar, portanto todas as disciplinas estarão envolvidas.

Equipe: direção, supervisores, professores, alunos, monitores, merendeiras, vigilantes, secretárias.

Recursos materiais: TV, DVD,
aparelho de som, projetor, livros, revistas, jornais e internet.
Avaliação: desenvolvida no decorrer do projeto, compreendida como um processo contínuo. Observará se os objetivos propostos foram atingidos.

Os instrumentos avaliativos utilizados serão trabalhos, realização de debates, elaboração de relatórios, entre outros. Equipe de professores e coordenação pedagógica do Colégio Pro Campus, Teresina, PI,
Endereço eletrônico: procampus@procampus.com.br
Site: www.procampus.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 400, jornal Mundo Jovem,
setembro de 2009, página 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário