terça-feira, 5 de março de 2013

5 maneiras para estimular a leitura nas férias


Com o verão a caminho, é importante os pais ou responsáveis garantirem a leitura na programação do filho, mesmo no período de férias escolares. Ler durante o verão é importante não só porque melhora a alfabetização e as competências linguísticas, mas também porque impede que haja uma regressão na capacidade de leitura da criança.

Estudos mostram que as crianças que não leem ou que leem raramente durante o verão tendem a uma estagnação ou declínio em suas habilidades de leitura.

Com isso em mente, aqui estão cinco das melhores maneiras para manter o seu filho lendo neste verão:
Deixe seu filho escolher o que quer ler - ou ser lido para ele - por 30 minutos a cada dia. As crianças são muito mais propensas a se envolver em material que lhes interessa do que em material imposto a eles.

Use oportunidades para estimular a linguagem e leitura ao longo do dia. Falar muitas vezes com o seu filho e incentivar materiais de leitura, sempre que possível:  cardápios, revistas e jornais, cartazes, folhetos, mapas, guias, smartphones, ipads, etc..

Transforme a leitura diária em um evento social. Faça toda a família participar com os seus próprios livros ou se revezarem lendo o mesmo livro em voz alta.

Conecte a leitura a outros eventos de verão. Se você levar seu filho ao zoológico, programe a leitura de um livro sobre animais antes ou depois do passeio. Isso colocará a leitura de seu filho dentro de um contexto maior.

Torne a leitura uma opção de vida. Mantenha os livros por toda a casa para cultivar uma atmosfera de leitura, e dê o seu próprio exemplo - lendo.  As crianças precisam de bons modelos.

Madison Killen é um estudante da Universidade da Califórnia em Berkeley e estagia na ED’s Office of Communications and Outreach.

Fonte: Departamento de Educação dos Estados Unidos.
Tradução: Equipe MelhorEscola.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário