sexta-feira, 8 de março de 2013

MEC quer dar acesso ao livro digital até 2015

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

O Ministério da Educação (MEC), planeja, para os próximos anos, dar acesso à conteúdos multimídias aos alunos da rede pública. O intuito é que o material escolar não ocupe mais do que o espaço de um tablet na mochila.

Consta no edital para os livros a serem distribuídos em 2015 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a inscrição de obras multimídia, que reúnam livro impresso e digital. Eles deverão ter vídeos, áudios, animações, infográficos, mapas interativos, páginas da web e outros objetos que complementarão as informações contidas nos textos escritos.

O MEC já distribuiu 382.317 tablets. A meta é chegar a 600 mil até o final deste ano. Na primeira etapa, os equipamentos serão destinados a professores de escolas de ensino médio. Apenas o Amapá e o Maranhão não aderiram ao programa. Por ano, o ministério investe cerca de R$ 1 bilhão pelo PNLD.

Um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de 2007 concluiu que as escolas com acesso à internet têm maior eficiência e que isso reflete no desempenho dos estudantes. Uma das pesquisadoras afirma que “os alunos estão adaptados a ter um maior convívio com os meios digitais, mas muitos professores não têm esse conhecimento. O recurso audiovisual é bom quando se sabe usar.”.

Enviado por: Ícaro de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário