terça-feira, 5 de março de 2013

MT - Profissionais do Cefapro de Sinop apresentam experiência em Congresso Latino Americano

Pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada – composto


por membros do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), de  Sinop e da Universidade do Estado de Mato Grosso  (Unemat) – participaram durante três dias (27.02 a 01.03) do IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, realizado na Universidade de Brasília. 
 
Reunindo práticas diárias de atuação levaram para o Congresso os produtos de pesquisa e apresentaram durante o seminário intitulado “Linguagem, conhecimento e formação: teorias e práticas de formação continuada de docentes vivenciadas/desenvolvidas no contexto público de ensino estadual em Sinop”.  Os trabalhos versaram sobre temas como ‘O Ciclo de Formação Humana em Mato Grosso e as orientações curriculares para área de linguagens’, ‘O currículo da escola organizada pelo Ciclo de Formação Humana: Concepções teórico-metodológicos dos educadores da área de linguagem’. O Simpósio contou com a participação da professora doutora Rosinda de Castro Guerra Ramos (PUCSP) como debatedora.

Os profissionais do Cefapro de Sinop ainda participaram de debates e apresentações tratando sobre ‘O desafio dos múltiplos letramentos: importância da formação contínua de docentes da área de linguagem’. Eles apresentaram pesquisas sobre o ‘Letramento: um desafio para a formação continuada em serviço e a linguagem utilizada pelos adolescentes e jovens na comunicação eletrônica: possibilidades, limites e implicações para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. ‘Formação continuada de docentes de língua inglesa à distância uma experiência na plataforma e-proinfo.

Em outra oportunidade de apresentações, denominada ‘Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística aplicada: Discutindo  formação e práticas de docentes’, foram apresentadas as pesquisas realizadas sobre o ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças. Na ocasião, a professora doutoranda Juliana Freitag Schweikart (UNEMAT/Sinop) socializou seu projeto de tese de doutoramento sobre a ‘Implantação do Programa Mais Educação: Oficinas de Língua Inglesa nas escolas municiais de Sinop.  Reflexões sobre crenças dos alunos de um curso de especialização e oferta de ensino de língua inglesa para criança também fizeram parte das discussões.

O evento considerado de grande importância para o grupo, uma vez que as  pesquisas realizadas em Mato Grosso, sobretudo em Sinop, foram compartilhadas com pesquisadores do país e exterior. O Encontro foi promovido pela Associação de Linguística Aplicada do Brasil. (informações Cefapro)

Assessoria Seduc/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário