A
construção de uma política formativa que promova a discussão sobre a identidade
das Escolas do Campo, bem como a construção de um processo de melhoria das
realidades social e econômica das comunidades, onde essas unidades estão
inseridas são os objetivos do I Encontro dos Coordenadores Pedagógicos das
unidades do pólo de Cuiabá.
O evento
ocorre nesta sexta-feira (28.02), durante todo o dia, no Centro de Formação e
Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) da capital. Cerca de 45
coordenadores e coordenadoras: das 24 Escolas do Campo da região metropolitana
do Vale do Rio Cuiabá e do entorno metropolitano, das 12 Escolas Urbanas que
possuem salas anexas na zona rural; além de diretores e representantes da
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam da atividade.
De acordo
com o gerente de Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc),
Rui Leonardo Silveira, o Encontro pretende associar ao processo formativo sobre
as Orientações Curriculares do Campo, a discussão da necessidade de se
trabalhar nas Escolas com temáticas como Economia Solidária, fortalecimento da
produção e geração de rendas nas pequenas propriedades e comunidades rurais,
entre outros.
“Para
além do estudo do currículo vamos debater com os coordenadores esses temas
importantes, pois deve haver cada vez mais uma maior identificação do estudante
do campo com as comunidades que eles estão inseridos. Com esse sentimento de
pertencimento, as Escolas precisam trabalhar na perspectiva de fortalecimento
das condições de vida e de trabalho no campo”, afirmou.
Conforme
o coordenador do Cefapro de Cuiabá, Ezemar Mourão nesse primeiro encontro os
coordenadores também traçarão junto com os formadores do Centro, uma estratégia
de formação que atenda a todas as Escolas do Campo e 51 salas anexas. “A partir
dessa reunião os coordenadores voltarão para suas unidades e desenvolverão nas
Salas do Educador, tudo que construímos aqui. A formação que será organizada
por eles com os professores será com base no que debatermos coletivamente nesse
encontro”, disse.
Além de
promover o estudo das Orientações Curriculares, fazer a discussão e reflexão
sobre a identidade de cada unidade e suas comunidades, o encontro visa promover
a troca de experiências entre os profissionais. “A Educação do Campo é a
mistura do Conhecimento Científico com o Empírico. Por isso a importância do
contato entre os coordenadores para que as experiências boas sejam
compartilhadas”.
As
orientações curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a proposta de
Educação Ambiental estabelecida pela Seduc, também está
sendo trabalhada pelos presentes no Encontro. Na opinião da coordenadora
pedagógica, Geiza Rosa Amorim da Escola do Campo, Faustino Dias de Amorim,
localizada na comunidade Varginha em Santo Antônio de Leverger, todas as
temáticas abordadas no evento são essenciais para o trabalho dos coordenadores.
“Tudo que
estamos discutindo e construindo juntos nesse I Encontro, levarei para minha
Escola para fortalecimento do nosso processo formativo interno, sobretudo na
Sala do Educador. Que esse seja o primeiro de muitos encontros”, defendeu.
VOLNEY
ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
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