sexta-feira, 8 de março de 2013

MT - Roseli Barbosa destaca avanços nas políticas públicas para mulheres

Da redação - Max Aguiar

A frente da Secretaria de Assistência Social do Estado por mais de dois anos, a primeira dama do estado, Roseli Barbosa dedica esse trabalho aofortalecimento das políticas públicas voltadas ao pleno exercício da cidadania e direitos das mulheres, que de acordo co ela é uma das prioridades do Governo do Estado.

A secretaria também se lembrou do dia em que as mulheres são homenageadas em todo o mundo. Priorizando sempre todas que além dos serviços de casa precisam se desdobrar em seus trabalhos. “Parabéns a todas nós mulheres, que nos desdobramos todos os dias para cuidar dos filhos, do companheiro, trabalhar fora, cuidar de casa, entre outras tantas atividades que desempenhamos. Sempre digo que não é nossa pretensão ser melhor que os homens. O que queremos é estar ao lado deles, numa relação de equivalentes direitos, sem disputas, mas sim muito companheirismo”, pontuou Roseli Barbosa.

Em sua gestão, Roseli criou o programa Mulheres Empreendedoras, na qual mais de 1.300 delas foram capacitadas nas próprias comunidades. “Para 2013, a meta é expandir o programa para o interior do Estado e dar noções de empreendedorismo a outras 3.500 mulheres”, adiantou a secretária, citando ainda o programa Microcrédito a Juro Zero como um dos carros-chefes da atual gestão.

outro trabalho da primeira dama é o programa Mulheres Mil que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
Em sua primeira etapa, o programa já beneficiou mais de 100 mulheres com o curso de biojoias. Assim como o programa Mulheres Empreendedoras, o Mulheres Mil e outros programas de capacitação profissional já possibilitaram a capacitação de mais de 10 mil mulheres na cidade e no campo.

Outra constante do Governo de Mato Grosso, conforme relata a secretária, é o enfrentamento de todas as práticas de violência contra a mulher, com ações que trabalham desde a prevenção, passando pela geração de emprego e renda, fomento ao empreendedorismo individual, até o trabalho de conscientização dos acusados das agressões, no sentido de combater à reincidência dos crimes.

A capacitação de mulheres em situação de prisão, como forma de proporcioná-las novas oportunidades; a criação de casas de abrigos provisórios para as vítimas de violência; a realização de uma extensa programação para elas com a realização do evento Março Sempre Mulher, são outras ações desenvolvidas pela Superintendência Estadual de Políticas Para as Mulheres.

“Essas entre outras iniciativas se somam com mesmo propósito: possibilitar às mulheres mato-grossenses melhores condições de vida, pautadas no respeito e dignidade humana”, finaliza Roseli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário