terça-feira, 5 de março de 2013

Olhar 43, 44, 45...


A cena é clássica: você está pronto(a) para sair de casa, quando sua mãe (ou esposa) faz o lembrete:
 - Leva um casaquinho!
Parece exagero, afinal está ensolarado lá fora. Mas enquanto ela te observa, atenta, você começa a sentir frio antes mesmo de pôr os pés para fora e decide que levar uma blusa a mais na mochila não pode fazer mal, não é mesmo?
Não adianta negar, a gente sabe que isso já aconteceu com você em alguma situação! Ah, e antes que você reclame: não, não foi mal olhado de quem fez a sugestão. A ciência pode explicar a sua atitude: pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, constataram que se as pessoas se sentem vigiadas por olhos inquisidores, elas tendem a se comportar di-rei-ti-nho, como manda o figurino!
O teste foi feito na lanchonete de uma Universidade: em dias diferentes, foram afixados cartazes que pediam que os clientes jogassem o próprio lixo fora antes de deixarem o recinto. No primeiro dia, os dizeres eram acompanhados de um par de olhos de expressão pouco amigável, enquanto no segundo o cartaz continha apenas flores. 
Como era de se esperar, na data em que os olhos estavam no cartaz, o número de pessoas que colaboraram com o pedido dobrou! Também foi constatado que o efeito era ainda maior quando a cafeteria estava com poucas pessoas.
E com todo esse potencial de manipulação implícito, não é de se espantar que pessoas abusem do olhar para tentar influenciar os outros – para o bem ou para o mal. Não entendeu? Bom, nossa dica de leitura da vez é o livro Sem Consciência, da Artmed Editora, que aborda justamente a capacidade que os psicopatas têm de impressionar e manipular as vítimas através do contato visual, entre outros artifícios. E aí, vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário