quarta-feira, 6 de março de 2013

Professores da rede municipal de Curitiba terão mais acesso à cultura, pesquisa e tecnologia


A prefeitura de Curitiba anunciou hoje (5) projetos voltados ao incentivo à pesquisa, formação em tecnologia e acesso à cultura dos professores da rede municipal de Educação. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet a diretores e vice-diretores de escolas, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e centros municipais de atendimento especializado (CMAEs), no Salão de Atos do Parque Barigüi. Pelos projetos serão capacitados professores, educadores, pedagogos, apoios escolares e agentes administrativos.

“Este é um movimento para promover a participação mais ativa dos profissionais do ensino no processo de educação da cidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet ao público, formado por aproximadamente 200 gestores escolares dos núcleos regionais de educação do Bairro Novo, Boqueirão e Matriz.
Três novos projetos, o EduCultura, EduTecnologia e EduPesquisa estão em fase final de elaboração e devem ser colocados em prática em breve.

O EduCultura, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, vai facilitar e incentivar o acesso dos servidores da educação a espaços e eventos culturais da cidade. Em todos os eventos promovidos diretamente pela Fundação Cultural, ou em parceria com outros produtores, haverá uma cota de ingressos para os profissionais da educação. Serão oferecidas entradas para cinema, teatro, dança, artes visuais, apresentações musicais e eventos literários.

“A intenção é dar condições para releituras e diferentes interpretações de mundo, extrapolando os muros da escola”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, acompanhou o lançamento e ressaltou a importância do trabalho articulado entre cultura e educação, na formação dos profissionais do magistério.

“O acesso às várias frentes culturais é imprescindível para a formação continuada dos profissionais. Queremos compartilhar 100% dos equipamentos da Fundação Cultural com vocês”, disse Cordiolli. O lançamento oficial do projeto Educultura será feito no dia 14 de março, dentro das comemorações pelos 320 anos de Curitiba, no Teatro Paiol.

Com o projeto EduPesquisa, a Secretaria da Educação haverá aproximação das escolas com a universidade. O projeto piloto será desenvolvido a partir do segundo semestre, motivando o professor a se tornar pesquisador, sendo mais do que um professor, e sim um especialista em sua área.

O projeto EduTecnologia dará aos profissionais do ensino formação para usar tecnologias em suas atividades cotidianas. Também incentivará o uso construtivo de redes sociais, blogs e microblogs. A intenção é que o EduTecnologia promova um novo passo no uso das tecnologias nas salas de aula.

Outra novidade apresentada no encontro foi sobre o formato da Semana de Estudos Pedagógicos, principal instrumento de capacitação profissional da educação. Um novo modelo permitirá maior integração dos participantes e os processos de inscrição e registro de frequência serão simplificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário