sexta-feira, 13 de maio de 2011

CEE realiza diagnóstico das Escolas privadas e municipais de MT

Representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) visitam municípios do Estado, para realizar o Diagnóstico das Escolas das Redes Privadas e Municipais. O objetivo é atualizar os dados do Conselho Estadual de Educação, verificando quais unidades escolares estão em funcionamento e quais foram desativadas.

“Queremos atualizar a situação cadastral das escolas junto ao CEE. Algumas, que permanecem ativas no nosso Sistema, não funcionam há vários anos. Mas isso não foi comunicado ao Conselho, nem o fechamento foi oficializado”, destaca o técnico do CEE, Joilson Gonçalo Ventura.

Em Acorizal, por exemplo, havia 30 (trinta) escolas municipais cadastradas no sistema do CEE. Destas, 25 (vinte e cinco) não funcionam mais. “Isso ocorreu porque houve processo migratório, nucleação de escolas, com implantação de salas anexas e atendimento dos alunos do campo na cidade, utilizando o transporte escolar”, informa o técnico do Conselho, acrescentando que para fazer o diagnóstico, são realizadas visitas técnicas e reuniões com os funcionários, secretários municipais de Educação e assessores pedagógicos, que são orientados acerca dos procedimentos necessários para a regularização das escolas junto ao CEE. “Também estamos verificando se as ativas estão devidamente credenciadas e regularizadas”, informa.

Com relação às escolas estaduais, o levantamento está sendo realizado diretamente com a Superintendência de Gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do cruzamento de informações do Censo Escolar, Sigeduca e Topázio.

O diagnóstico iniciou em 2010 e já foram coletadas as informações de dezessete municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimaraes, Dom Aquino, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nobres, Nova Brasilândia, Paranatinga, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, São Pedro da Cipa, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá.

Ainda para o primeiro semestre de 2011, estão previstas visitas a Nossa Senhora do Livramento, Itiquira, Guiratinga, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Primavera do Leste e Campo Verde, encerrando o diagnóstico dos pólos da Baixada Cuiabana e Região Sul (Rondonópolis) e iniciando o trabalho na Região do Araguaia.



Solange Wollenhaupt
Assessoria CEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário