sábado, 14 de maio de 2011

Ser professor

Autor: Aníbal Gullo Júnior

O verdadeiro Professor deve preencher quatro requisitos básicos e fundamentais, a fim de exercer com eficácia o magistério e obter resultados positivos em favor do educando.
São eles:-

O QUE ENSINA – (Cultura) – ter conhecimento específico e profundo da matéria a ser transmitida, coadjuvada com erudição ampla, se possível;

COMO ENSINA – (Didática) – é a empatia própria de quem transmite o ensinamento, feito com clareza, possibilitando ao educando pleno entendimento do exposto, sob regras rígidas da metodologia (PEDAGOGIA);

A QUEM ENSINA – (Psicologia) – conhecer o perfil de seus alunos e saber observar comportamentos, enquadrando-os nas respectivas faixas etárias;

ONDE ENSINA – (Sociologia) – procurar conhecer o ambiente em que irá interagir de maneira apropriada - como vivem seus alunos - falando-lhes de assuntos comuns e pertinentes aos seus costumes, para bem exercer seu processo educativo.

Embora não seja totalmente necessário, será de bom alvitre o conhecimento de Biologia, aplicável ao campo educacional, no que diz respeito à ‘AUDIÇÃO” do aluno, posicionado distante do professor, impedindo-o, muitas vezes, de ouvir com clareza e não perceber com detalhes a exposição feita.
Quanto aos problemas oftalmológicos (VISÃO), observar se o aluno não enxerga perfeitamente os textos escritos na lousa, evitando interpretações errôneas, em virtude de deficiência ocular.
Saber, ainda, perceber os sintomas de moléstias típicas da idade, a fim de segregar o aluno, comunicando a seus pais o fato detectado, objetivando evitar contágios desnecessários aos demais componentes da classe.
Com esses requisitos mínimos, teremos um PROFESSOR que, se aliados à vocação autêntica, vislumbraremos o verdadeiro MESTRE, pois o Educador é de fato, o sacerdote do saber.
A sociedade precisa e jamais poderá dispensar sua profícua atuação, a fim de poder consolidar, com dignidade, sua estrutura como Nação.

Aníbal Gullo Júnior

Esta é a pálida homenagem à minha doce e meiga Professora MARIA DO CANTO que, com carinho e zelo, ensinou-me as primeiras letras, alfabetizando-me. Foi no Grupo Escolar “Cel. Joaquim Salles” – RIO CLARO – S. P. no tumultuado ano de 1932, em plena Revolução Constitucionalista. Que Deus a tenha em seu abrigo, como prêmio, pelo carinho e amor que plantou no coração de seus educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário