sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seduc/MT Professores participam de formação tecnológica

Dezoito mil profissionais da Educação de Mato Grosso devem participar no ano de 2011 de formações continuadas ofertadas por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que promove o uso das tecnologias e Comunicações (TICs) na rede pública. Os cursos serão ministrado em todo o Estado por meio dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros).

A Superintendência de Formação, área responsável pelo formação tecnológica educacional, tem como princípio que se um professor coloca um DVD da TV Escola, já está trabalhando com emprego de recursos de mídias na educação da tecnologia. O coordenador de Formação e Tecnologicas Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, explica que o investimento em formações possibilita que o profissional da rede pública tenha autonomia no desenvolvimento dos trabalhos.

Segundo ele, o objetivo é a promoção da integração dos currículos. "Articulamos o currículo convencional com o universo online, com a cibercultura que está a nossa disposição". A partir do momento em que o professor compreende como pode utilizar as redes sociais, os museus virtuais, os jogos, o Google Heart no seu fazer pedagógico, gera a possibilidade de que desenvolva um trabalho elaborado, pressupondo a grande quantidade de informações que estão à disposição. “Não estamos falando de competência, mas de autonomia para o desenvolvimento de atividades integrando os currículos”.

Atuando dentro dessa visão e ampliando a oferta de recursos, 400 profissionais que atuam na rede pública de Pontes e Lacerda participaram do I Encontro de Formação em Tecnologia Educacional Digital, no mês passado. A ação, explica Edevamilton, estendeu-se a docentes e não docentes. Foram ofertadas oficinas sobre emprego de Histórias em Quadrinhos, literatura e cinema, o uso pedagógico das redes sociais, o manuseio de equipamentos multimeios, tecnologia de informação na língua inglesa, estratégias na construção de slides, foram algumas das oficinas realizadas.

Ainda existe grande preocupação com a oferta apresentada e assimilação de conteúdos, mas ao término do processo, os profissionais participaram de um momento de avaliação da formação. As respostas devem servir como suporte ao desenvolvimento de ações que visam reduzir as fragilidades no processo de capacitação.

Avaliação


Ele ainda complementa que durante as oficinas, existe todo o cuidado para que os direitos autorais sejam preservados. “Quando se coloca um slide com um trecho de um livro e se orienta a cópia desse material não estamos enfocando o processo de aprendizagem. O que se discute é fazer com que o aluno, que tem inúmeras possibilidades de acesso a obras distintas e autores diversificados, tenha uma compreensão de vários autores e possa assimilar o conteúdo, desenvolvendo capacidade crítica e de síntese diante da gama de informações que lhe são apresentadas.

Multiplicadores Bolsistas

Para este ano, explica o coordenador, já foram realizadas as contratações dos multiplicadores bolsistas dos Cefapros que serão responsáveis pela aplicação das formações em à Educação Digital (IED), TICs: Tecnologia da Educação e do Projeto Integrado de Tecnologia de Currículo (Pitec). Como a demanda de profissionais a serem capacitados é grande, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza recursos para contratação de multiplicadores bolsistas que atuam junto aos Cefapros. O processo de seleção é feito por cada Cefapro, via recursos do FNDE, para a contratação. “Essas são pessoas são professores da rede e, que normalmente já atuam nas escolas. Esse é o nosso ideal. Você termina potencializando a escola como locos, como um espaço de formação continuada”. Ele ainda lembra que está à disposição dos educadores de Mato Grosso farta quantidade de material de suporte e de estudo por meio do site www.tecmt.com.br



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário