segunda-feira, 9 de maio de 2011

Futuros professores brasileiros têm experiência no exterior luan.santos 6 maio 2011

Aluna do curso de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Anelise Sandri está na Universidade de Coimbra, em Portugal , desde setembro de 2010. Ela faz parte do grupo de 178 estudantes de diversas instituições brasileiras, participantes do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), em parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal, o programa pretende melhorar o ensino dos cursos de licenciatura e a formação dos professores.

O PLI possibilita que universitários brasileiros de cursos de licenciatura estudem em Coimbra pelo período de dois anos, na modalidade conhecida como graduação sanduíche. Para isso, contam com bolsas da Capes no valor de 600 euros mensais, além de passagem aérea, seguro-saúde, e auxílio instalação.
“A experiência é a melhor possível, pois além de estar estudando em uma universidade tão conceituada, estou vivendo em meio a outra cultura, totalmente diferente da brasileira”, ressalta Anelise. Para ela, além de abrir portas, a oportunidade de fazer parte da graduação em Coimbra poderá lhe proporcionar outra visão do ensino da educação física.

Outra aluna da UFRGS que está em Portugal é Luciane Führ, que faz licenciatura em matemática. Em sua opinião, a experiência de viver fora do país representa, acima de tudo, um grande crescimento e amadurecimento pessoal, sem contar a formação acadêmica. “A vivência de outras culturas, o conhecimento de novas pessoas e lugares nos faz expandir horizontes e buscar cada vez mais novas experiências para nossa vida”, diz Luciane, que já lecionou nas séries iniciais do ensino fundamental quando fez o ensino médio profissionalizante, modalidade Normal.

Ela diz que estudar na Universidade de Coimbra está sendo ótimo e que sua formação está realmente sendo complementada. No aspecto pessoal, acredita que a aprendizagem é grande. “Assumir maiores responsabilidades, administrar a saudade, fazer novos contatos, conhecer novos países, novas cidades é algo que não tem preço e marca profundamente nossa vida”, salienta. Quanto ao aspecto profissional, ressalta que o período no exterior também será de grande valia. “Além de enriquecer o currículo, o contato com professores pesquisadores nas mais diversas áreas da matemática e a oportunidade de cursar disciplinas aqui somente favorece o futuro profissional”, destaca a estudante.

Na visão do aluno de letras da Universidade Federal de Uberlândia, César Donizette, que também está em Coimbra, o fato de participar desse programa será um diferencial em seu currículo. Segundo ele, além de poder conhecer uma nova cultura, nesse período ainda poderá cursar outras disciplinas que irão complementar seu currículo.

Os três estudantes brasileiros foram selecionados na primeira edição do PLI, lançada em junho de 2010. A edição deste ano teve as inscrições encerradas no fim de abril.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1651

Nenhum comentário:

Postar um comentário