segunda-feira, 9 de maio de 2011

MT- Coordenadores Pedagógicos participam de curso de especialização

Quatrocentos coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino de Mato Grosso participam do ‘Curso de Especialização e Coordenação Pedagógica’, cuja aula inaugural foi nesta quinta-feira 5 de maio, no auditório da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento acontece mediante parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Seduc.

“A escola é um grande coletivo de trabalho. E nossa expectativa é a de que o curso nos auxilie na melhora da prática de gestão pedagógica, que irá refletir diretamente no processo de ensino. Diariamente o coordenador pedagógico depara-se com situações que fogem a rotina do ambiente escolar e a formação continuada nos auxiliam em todos os aspectos”. A análise é do coordenador da Escola Estadual André Avelino, Ivan Carlos, que atende na capital, cerca de 2 mil estudantes matriculados no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado.

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Gervásio Marques, vice-coordenador do curso de especialização, cita que a pós é um desdobramento de um projeto macro de formação continuada, que já atendeu a diretores de escolas da rede pública de Mato Grosso. “O curso se propõem a realizar uma discussão entre teoria e prática pedagógica, fazendo com que se melhore a organização de trabalho na escola como um todo, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) que vai culminar em sala de aula, que é onde se dá a ação pedagógica. O coordenador exerce uma função estratégica nesse processo. Por muito se priorizou o conteúdo, mas qual era o resultado da aprendizagem? Esse é nosso grande desafio. Por isso a necessidade de que, cada vez mais, se invista em formação para o profissional”.

No total, o curso de especialização conta com dez turmas e o currículo adotado foi estruturado em torno do eixo Organização do Trabalho Pedagógico, que sintetiza a dupla abrangência da função de coordenação pedagógica numa instituição educacional: o âmbito da escola compreendida como local social de formação crítica e cidadã e o âmbito da sala de aula, espaço em que a prática educativa acontece de forma planejada e intencional.

A Superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Duque Cintra ressalta que a educação brasileira vive um momento de fortalecimento. Completa a análise citando que as parcerias são vitais para culminância desse processo. “É importante reconhecermos que nosso país, as redes, as instituições trabalham buscando a oferta de educação cada vez com mais qualidade. Busca-se a articulação".

Durante o encontro, Ema Marta propôs que os profissionais presentes realizassem uma reflexão para evitar que tragédias como a recentemente registrada em Realengo (RJ) que deixou um saldo trágico de 11 crianças mortas por um ex-aluno da escola pública não seja novamente registrada. “Necessitamos de uma percepção bastante aguçada em prol de uma educação humanizada que consiga agregar ao cotidiano, cada vez mais, uma cultura colaborativa que eleve a auto-estima dos alunos. Que vislumbremos que o filho do trabalhador seja plenamente atendido". A Seduc desenvolve o projeto Sala do Educador. É sabido que existem fragilidades, mas proposta de discussão dos problemas inerentes ao processo nos faz refletir sobre nossa prática. "A intencionalidade é fazer com que coordenador faça esse diagnóstico para que os desafios que se apresentem no dia-a-dia sejam superados”.

Jesuína Gomes de Araújo que assumiu em 2011 a coordenadoria pedagógica da Escola Estadual Tenente Waldemiro Bertúlio, em Várzea Grande, e tem como expectativa para o curso de pós conseguir melhorar seu trabalho. “A experiência é nova, é desgastante, mas também gratificante. Incentivos, formações que nos ajudem no exercício prático de nossas atividades são bem-vindos. O que contribui para os profissionais irá refletir na sala de aula”, avalia.

Estrutura

O curso tem carga horária de 405 horas/aula e é voltado para a formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas de Educação Básica. Para a rede estadual de ensino foram disponibilizadas 200 vagas. O curso foi estruturado para atendimento em pólos e as aulas serão realizadas nos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros) ou nos laboratórios das unidades escolares.

Participaram da solenidade no auditório da Seduc representantes do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), das Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e da Undime. Estiveram presentes ainda a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, a superintendente de Educação Básica Aidê Fátima de Campos e a superintendente de Diversidades Educacionais, Débora Pedrotti.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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