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Estimular o auto-conhecimento, a criatividade, a liberdade de pensamento e o amor a Deus. Estas são algumas das características das escolas logosóficas, que tiveram origem a partir da linha de pensamento da Logosofia. Esta ciência foi criada por Carlos Bernardo González Pecotche, pensador argentino que teve grande influência no universo da educação.
Nascido em Buenos Aires, capital argentina, a 1901, foi escritor, educador e pensador humanista. Sua vasta obra gira em torno da Logosofia, ciência que ele mesmo criara. Esta nova ciência revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas.
Após criar a Logosofia, Pecotche criou um modelo de educação, baseado nos ensinamentos desta nova ciência. Trata-se da Escola Logosófica. Libertar a mente da criança, tirar dela os preconceitos e temores que surgem no caminho do aprendizado, de maneira que ela possa se sentir verdadeiramente livre. Sobre Deus, a concepção do autor é a seguinte: “Ele é o Criador e por isso é maior que tudo, até mesmo do próprio universo”.
Este modelo de educação transcendente o ensino curricular normal, visando dar às pessoas uma formação humana, em que os valores morais fossem levados em conta. Além disso, as pessoas seriam levadas a conhecerem seu próprio sistema mental, para que pudessem diferenciar pensamentos bons de pensamentos ruins, de maneira que soubessem se desviar dos pensamentos maldosos e assim se tornariam pessoas mais bondosas, mais felizes. A educação logosófica visa o cultivo de sentimentos como respeito, amizade, lealdade e fraternidade e valoriza família como parte integrante do processo de educação. Para o autor, a família é a base moral, mental e espiritual das pessoas e se houver entrosamento entre escola e família, as pessoas estariam bem encaminhadas para o desenvolvimento.
Desta forma, a grande finalidade da pedagogia logosófica é levar o educando ao desenvolvimento natural de sua vida consciente. Assim, eles seriam levados a evoluir conscientemente e constituir-se em servidores da humanidade. O educando seria induzido a desenvolver as funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar. Quanto ao desenvolvimento metal, o educando seria lavado a conhecer os pensamentos, como agentes causais do comportamento humano, desenvolvendo o princípio consciente, distinguindo a atuação dos pensamentos da função de pensar. Desenvolver também as faculdades da inteligência: pensar, observar, refletir, raciocinar, entender, recordar, imaginar, entre outras.
Além disso, a aluno seria levado a ampliar a visão de mundo e das relações entre a sociedade e a natureza, desenvolvendo a capacidade de refletir e analisar a realidade em que vive e o mundo que o cerca, sentindo-se corresponsável pela manutenção da vida no planeta em seus componentes físicos e humanos. Desta forma, ele passaria a participar e intervir ativa e responsavelmente na sociedade em que vive.
Assim, a escola se transformaria em um ambiente onde se cultivam qualidades morais e éticas como o respeito, alegria, disciplina, tolerância, ajuda sincera, liberdade e estímulo ao saber, ao anelo de ser melhor e à prática constante do bem.
Uma concepção diferente de educar nos é trazida por Carlos Pecotche, a partir de uma modelo educacional baseado numa ciência que ele mesmo criou: a Logosofia. Dar aos educando liberdade de pensamento, estimulando a auto-reflexão e o auto-desenvolvimento, de maneira que se tornem seres livres e conscientes do mundo à sua volta. Conhecer a Pedagogia Logosófica é ter acesso a elementos valiosos sobre a inteligência, a sensibilidade, sobre o pensar e o sentir de cada fase da vida. E esta foi a grande contribuição de Carlos Pecotche para a educação. A criação de um método que leva os alunos a refletirem sobre si mesmos e sobre o mundo, sobre a existência, fozendo-os se tornarem agentes sociais ativos.
Para maiores informações sobre Logosofia, acesse: www.logosofia.org.br/
Professor - Cadastro
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