segunda-feira, 9 de maio de 2011

MT- Estudante de sala de recursos é 1º colocado em concurso de redação

O estudante Bruno Colvero dos Santos, 12 anos, matriculado na 2ª fase do 3º Ciclo da Escola Estadual Antonio Ometto, de Matupá (a 695 Km ao Norte de Cuiabá), foi o 1º classificado de Mato Grosso no 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). Com o tema ‘Imagine que você é uma árvore em uma floresta’, Bruno redigiu um texto sobre a Castanheira do Pará, endereçado à presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Nele, pontua sobre a necessidade de investimentos em ações de sustentabilidade. O estudante participa das atividades propostas pela Sala de Recursos Multifuncionais, um suporte para o desenvolvimento de estudantes que apresentem necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem.

A psicopedagoga Eliane Troleis, professora da Sala de Recurso Multifuncionais, em Matupá, avalia que Bruno apresenta sensível melhora desde a sua inclusão na rede pública. O estudante foi matriculado apresentando acentuado grau de agressividade, além de dificuldade extrema de socialização, mas graças à intervenção pedagógica adequada sua realidade é pontuada com transformações diárias. “Existe todo um planejamento de trabalho. As atividades são realizadas de maneira individualizada, respeitando as especificidades do caso que remetem à melhora no processo de aprendizagem e refletem na vida desse estudante”, avalia.

As Salas de Recursos foram criadas e adaptadas às necessidades especiais de alunos cegos, surdos, com limitações intelectuais ou físicas e possibilitam ao professor identificar e executar formas alternativas de promover o aprendizado. Elas são estruturadas por meio de recursos federais do Ministério da Educação (MEC).

Bruno frequenta a sala de aula regular paralelamente às atividades propostas na Sala de Recursos. Nas aulas diferenciadas trabalha com a internet, exercícios que incentivam a concentração e o raciocínio lógico, brinquedos pedagógicos, DVDs e músicas, são alguns dos instrumentos de apoio empregados nas duas horas diarias, na sala de Recursos.

Segundo Eliane, para que pudesse pesquisar sobre o tema sugerido no concurso, ela e Bruno adotaram os recursos tecnológicos no laboratório de informática da unidade. A dupla não mediu esforços para que a composição do projeto atendesse aos critérios estabelecidos pelo concurso. “Fizemos oito, nove vezes o texto para que estivesse adequado. Importante dizer que em nenhum momento houve a especificidade para o concurso de que Bruno estava desenvolvendo as atividades por meio da Sala de Recurso. O trabalho foi reconhecido por sua criatividade e empenho".

Para a pedagoga Maria Tereza Fernandes, da equipe do Programa de Apoio e Suporte à Inclusão (PASI) - do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão Especial (Casies) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) - a estratégia de adoção das Salas de Recursos possibilitou maior democratização à educação. “São materiais específicos empregados. Importante dizer que existe todo o trabalho de valorização dos profissionais que ali atuam, bem como a adoção de formações específicas a esses educadores”, pontua. Cita que sempre que há necessidade a equipe fornece suporte para o melhor desenvolvimento das atividades.

O Casies é a unidade de referência que fortalece o atendimento à educação especial. Além de apoiar práticas pedagógicas e propiciar atendimento aos pais de portadores de necessidades especiais, é a unidade que realiza as capacitações para os professores da rede pública.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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