Senhores Diretores, Coordenadores e Professores
A análise e avaliação das obras para escolha dos livros didáticos para o Ensino Médio é de responsabilidade dos professores da escola. No período de 23/05 a 12/06 será disponibilizado, no sítio www.fnde.gov.br, o guia para o processo de escolha do PNLD 2012, por meio do qual são apresentados os volumes dedicados a cada disciplina com a respectiva resenha.
Não é demais repetir que a escola deve escolher ainda uma segunda opção e esta não pode ser desperdiçada como uma escolha aleatória. Deve envolver uma editora diferente da primeira e ser “pra valer”, tanto quanto a primeira escolha, para não comprometer todo o investimento da equipe e do próprio PNLD.
É importante ressaltar que, pela primeira vez, serão distribuídos livros de Língua Estrangeira, Sociologia e Filosofia. No caso das obras de Sociologia e Filosofia, os professores escolherão um volume único, contemplando os conteúdos curriculares dos três/quatro anos do Ensino Médio.
Entendendo que o projeto político-pedagógico de cada unidade escolar deve materializar-se no processo de formação humana coletiva, no entrelaçamento entre trabalho, ciência e cultura, devem ser observadas as obras que contemplem:
• atividades integradoras de iniciação científica e no campo artístico-cultural;
• que incorporem o trabalho como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, a curiosidade pelo inusitado e o desenvolvimento do espírito inventivo nas práticas didáticas;
• que promovam a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos.
Portanto, ao escolher os livros didáticos para o Ensino Médio, é importante que o professor identifique nos textos das resenhas das obras indicativos que se coadunem com os estabelecidos acima, visando uma aproximação mais efetiva
entre o livro didático e o projeto político-pedagógico da escola.
Para que a escolha reflita melhor a realidade de sua escola, podem ser organizados grupos com planejamento da leitura, discussão e visualização do guia eletrônico em conjunto com a utilização de datashow; podem ser levadas em conta as equipes ou grupos já existentes, reunindo-se por disciplina ou por turno, por exemplo. O trabalho pode ser programado para os dias e horários mais adequados, recorrendo aos esquemas e cronogramas já previstos pela escola, para planejamento e discussões pedagógicas.
BOA ESCOLHA!
sexta-feira, 13 de maio de 2011
MT- Escolha do livro didático do Ensino Médio para 2012
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