sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sesi oferece metodologia inovadora para educação de jovens e adultos em MT

Da Assessoria

Uma iniciativa pioneira em Mato Grosso está oferecendo mais uma opção para trabalhadores da indústria e seus dependentes retomarem os estudos. Trata-se do SESIeduca, uma plataforma web de ensino a distância desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) que é considerada o maior empreendimento pedagógico em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na web já desenvolvido no Brasil. Mato Grosso foi o primeiro estado a implantar o sistema e oferece, gratuitamente, o Ensino Médio na modalidade EJA a distância (EJA EaD). A partir do segundo semestre, a plataforma terá também o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).

A metodologia, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação conforme a Resolução 337/2010 CEE/MT, permite que o trabalhador tenha a liberdade de montar sua própria rotina de estudo, aproveitando seus horários livres para acessar os conteúdos que ficam disponíveis na internet. A estrutura modular do conteúdo flexibiliza a realização dos estudos, que pode ser feito de qualquer local (trabalho, casa, lan house) e no horário que melhor se encaixar em sua rotina. Além disso, o trabalhador pode começar o curso em qualquer época do ano.

Com carga horária total de 2.400 horas, a metodologia pode ser concluída em até 18 meses e seu maior diferencial é a forma inovadora de ensinar e aprender, em que o aluno é agente ativo de sua aprendizagem. Antes de o trabalhador começar os estudos a distância, o Sesi-MT oferece curso de Inclusão Digital e aulas de ambientação na plataforma, além do acompanhamento tutorial e suporte ao longo de todo o curso.

O conteúdo do SESIeduca atende às necessidades da própria indústria no contexto da globalização e da sociedade do conhecimento, com mais de 30 mil páginas eletrônicas, 30 mil objetos de aprendizagem (fotos, vídeos, textos e animações), 20 mil questões de autoavaliação e quatro mil itens de prova. A plataforma disponibiliza, ainda, aulas on-line, acesso a tevê, ferramentas de internet, vídeo-aulas, fóruns, salas de conversação e teleconferências.

UNIDADES MÓVEIS DE ENSINO – Para levar a educação a distância até as empresas que não possuem laboratório de informática e espaços propícios para o aprendizado, o Sesi-MT adquiriu duas unidades móveis, um ônibus e uma van, totalmente equipados com notebooks e internet. Foram investidos R$ 1,7 milhão no projeto para a aquisição de equipamentos de ponta que permitem ao Sesi oferecer o que há de melhor às indústrias, que não pagam nada pelo serviço.

O ônibus é climatizado e conta com total infraestrutura para funcionar como um laboratório de informática, com capacidade para atender 24 trabalhadores por vez. Já a van transporta 100 notebooks, que serão disponibilizados às empresas que possuem espaço para receber os equipamento e promover os cursos. Para ampliar o atendimento, a entidade vai adquirir novas unidades móveis de ensino.

A coordenadora do SESIeduca no Sesi Nacional, Maria Helena Martins, explica que a metodologia a distância não tem o intuito de substituir o ensino presencial de jovens e adultos, produto que o Sesi-MT também oferece para as indústrias, sem nenhum custo. "A EJA EaD é uma opção a mais que oferecemos para o trabalhador, visando atender as metas de atendimento em Educação da Rede Sesi", afirma.

De acordo com o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, é importante que as empresas façam investimentos em educação. "As indústrias trabalham com equipamentos cada vez mais modernos e, por isso, exigem trabalhadores altamente qualificados. Investir na elevação da escolaridade da mão de obra é fundamental para a boa produtividade e competitividade da empresa", pontua.

A plataforma SESIeduca pode ser acessada pelo endereço www.sesi.org.br/sesieduca. Mais informações pelo telefone (65) 3611-1638, no site www.sesimt.com.br e twitter.com/sesimt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário