sexta-feira, 13 de maio de 2011

MT- Unidades do Programa Escola Aberta trocam experiências

Cerca de 60 pessoas, entre professores, diretores e coordenadores participaram nesta quinta-feira (12), da reunião mensal do “Comitê Metropolitano do programa Escola Aberta”. A atividade ocorreu pela manhã no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá.

“Nesses encontros repassamos aos representantes das escolas que participam do programa, informações do Ministério da Educação (MEC), da própria Secretaria acerca da prestação de contas, além de promovermos a socialização das experiências entre as unidades”, disse a coordenadora interlocutora do Escola Aberta na Seduc, Gláucia Ribeiro.

Ela conta que o programa é desenvolvido em 61 escolas estaduais do Estado, sendo 60 instaladas na baixada Cuiabana e uma em Alta Floresta. Essas unidades ofertam nos finais de semana, aos alunos e comunidade em geral, atividades culturais, esportivas, recreativas, de lazer, além de cursos de qualificação profissional.

O programa foi implantado pelo MEC em Mato Grosso, no ano de 2007. Naquela ocasião, “20 escolas foram selecionadas. Elas recebem uma ajuda de custo de R$ 31 mil por ano para promoverem as atividades. Em 2009 a Seduc incluiu mais 41 unidades no programa. O Estado repassa a essas escolas o mesmo montante de recursos”, disse.

Glaúcia Ribeiro explica que as escolas que participam do programa realizam consultas junto à comunidade escolar e moradores da região sobre quais cursos e atividades devem ser ofertados. “Com a definição das atividades a serem implementadas, a direção da escola escolhe um coordenador responsável por administrar o programa, bem como contata voluntários (monitores) para promoverem as ações. Esses voluntários recebem uma ajuda de custo”.

A Seduc faz a seleção das unidades para participarem do Escola Aberta mediante os seguintes critérios: alta vulnerabilidade social de seus estudantes, ausência de espaços de lazer nos bairros do entorno da escola e percentual de alunos que participam de programas sociais como Bolsa Família. Ela informa que para 2012, a Seduc trabalha para ampliar o programa para mais 20 escolas mato-grossenses.

“O Escola Aberta promove não somente aos alunos, mas a seus pais e população em geral um espaço de lazer e convivência humana dentro da própria escola. Isso gera um sentimento de pertencimento e de cuidado com a unidade de ensino”, destacou a coordenadora.

Experiência

A Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, localizada no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá desenvolve o programa desde o início das atividades no Estado, em 2007. “Nos primeiros anos havia apenas atividades esportivas e de lazer. Hoje já ofertamos cursos de qualificação profissional”, contou o coordenador do programa, na escola, Luis Carlos Ferreira.

Ele diz que o desenvolvimento dos cursos nasceu do anseio dos moradores. “Fizemos uma pesquisa entre os pais dos alunos e comunidade em geral que detectou que o principal anseio era por qualificação profissional”, disse.

“A partir daí fizemos parcerias com empresas da região e entramos em contato com profissionais que pudessem realizar esse trabalho. Hoje ofertamos em todos os sábados, os cursos de Vendas e Atendimento, Telemarketing, Turismo e Hotelaria e Departamento Pessoal. Ao final dos módulos, os participantes recebem certificados e recebem oportunidades de trabalho nessas empresas que nos apóiam”, finalizou.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Um comentário:

  1. oi, eu queria saber, tem concurso publico pra trabalhar no escola abertA?

    kmdolima@gmail.com

    ResponderExcluir