sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ceja Cesário Neto realiza a 4ª edição do Rasqueja

Helenice Stela / Assessoria Seduc-MT

Rasqueja Ceja Cesario neto
A construção de um coreto de 3 metros de diâmetro, a produção de um mosaico de cerâmica e, o remanejamento da jardinagem, foram algumas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes do Centro de Educação Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, em Cuiabá, para a IV edição do Rasqueja. O evento, um marco no calendário da escola, mobilizou toda a comunidade na programação de um dia inteiro.

Às 6 horas do dia 5 de maio se deu a Alvorada Festiva, com a Banda da Polícia Militar, comunidade acadêmica e o homenageado dessa edição, o historiador, músico e poeta Cuiabano, Moisés Martins. Com foco na cultura cuiabana, o Rasqueja vem, ao longo de quatro anos, valorizando a cultura da terra e fortalecendo o conhecimento empírico dos estudantes.

Para a realização da festa, em 2011, a comunidade escolar iniciou os trabalhos há um ano. O primeiro passo foi a revitalização do estacionamento da Escola. "Foram plantadas mudas no canteiro do estacionamento, por exemplo”, relata o coordenador pedagógico, Ênio Vaz. Todas as ações são desenvolvidas pelos estudantes e os professores das respectivas áreas trabalhadas. No caso do canteiro, o responsável foi o professor da área de biologia.

Projeto

O coordenador relata que os alunos montam todo o trabalho, trazendo o real para o abstrato. A construção do coreto é outro exemplo. A partir do conhecimento dos livros construíram a altura e o diâmetro, tudo com a orientação das aulas de matemática. Bem como, a produção de um mosaico na entrada do auditório, que foi orientada pela professora de artes.

“Temos estudantes que são pedreiros, ferreiros e amantes da jardinagem. Cada um ficou responsável pela área de afinidade. Até aqueles que pensávamos que não iriam colaborar, acabaram ajudando de alguma forma seja batendo massa, ou colocando os pisos no mosaico”, declara o coordenador da área de Ciências da Natureza, Professor Joanil da Silva Fontes.

A estudante do 3º ano de Ensino Médio, Diva dos Santos de Almeida, 68 anos, diz que o planejamento foi a base, seguido da colaboração de todos. “Estou aprendendo muito e, se Deus quiser, vou me formar esse ano. Pra voltar a estudar tem que ter força de vontade”, conclui.

O estudante Itamar da Silva, que cursa 8ª série, ressalta que apesar de alguns alunos não se interessarem pelo Rasqueja, a iniciativa é importante para aumentar a interação entre aluno e professor. “O projeto era um sonho dos professores e essa ideia da escola só funcionou porque tem alguém na frente para fazer dar certo”, conclui ele.



Assessoria/Seduc-MT

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