Redação 24 Horas News
Dialogar sobre as práticas curriculares das escolas do campo, debater sobre concepções desse modelo de educação na sociedade, possibilitar formação política com o intuito de ampliar a reflexão e a crítica pedagógica, e construir um intercâmbio de práticas inovadoras são os temas do Seminário “Educação do Campo, Uma Política Constituinte”. O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos próximos dias 17 a 19 deste mês, em Diamantino.
As atividades que serão realizadas no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) da cidade contarão com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade de Brasília (UnB). O curso é voltado para professores da Educação do Campo dos Cefapros e educadores das Escolas de Inserção em Licenciatura em Educação no Campo (LedoC/UnB).
O gerente de Educação no Campo da Seduc, Rui Leonardo Souza Silveira cita que um dos temas a serem discutidos no seminário é a Pedagogia da Alternância. O tema será pauta de uma mesa de aprendizagem intitulada: a Alternância na Educação do Campo. Essa proposta metodológica desenvolvida há dois anos em Mato Grosso está sendo implantada em 15 das 130 escolas de educação no campo do Estado.
A Pedagogia da Alternância é uma metodologia de ensino que consiste em trabalhar o conteúdo curricular por áreas de conhecimento, ao invés de disciplinas, a partir da realidade dos estudantes do campo. As matrizes curriculares são construídas com base nas vivências e conteúdos repassados dentro de tempos diferenciados do ensino regular.
Os alunos trocam o conhecimento em aulas aos fins de semana (com objetivo de não atrapalhar o trabalho na zona rural) e, em outros momentos, na própria residência. “A ideia é trabalhar o currículo integrado com a própria realidade”, destaca Rui Silveira.
EXPERIÊNCIA
O município sede do seminário da próxima semana possui uma experiência de prática de dois anos de trabalho com a Pedagogia da Alternância. O modelo é aplicado na Escola Estadual Ana Maria Tissiane de Oliveira, da Agrovila Bojuí. Ao todo 18, dos 25 estudantes matriculados no Programa Pró Jovem Campo “Saberes da Terra”, concluíram em abril, o ensino fundamental já com essa modalidade de ensino.
O diferencial dessa Pedagogia está na elaboração do conteúdo curricular, na formação do material didático e no tempo escolar. “Os estudantes, junto com os professores discutem o assunto a ser estudado e diante do tema – agricultura familiar, associativismo, assentamento – escolhido coletivamente são trabalhadas as áreas de conhecimento (ciências naturais, ciências humanas, ciências agrárias e linguagem)”, informa o professor Jacildo de Siqueira Pinho.
Na Ana Maria de Oliveira, o curso do Pro Jovem Campo, tem 2.400 horas ministrada num período de dois anos, com aulas aos sábados e domingos (tempo escola), e em visitas às comunidades (tempo comunidade) para conhecer a parte prática do aprendizado.
Clique aqui e veja a programação do Seminário. Outras informações com Educação no Campo pelo telefone 3613-6444
sábado, 14 de maio de 2011
MT- Seduc realiza Seminário sobre Pedagogia da Alternância em Diamantino
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MUITO BOM ESSA CONSTRUÇÃO DE INTERCAMBIO NAS ESCOLAS,UMA FORMA DE APRENDER MELHOR E COM MAIS CLAREZA NO ENSINO.
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