sábado, 14 de maio de 2011

MT- Seduc realiza Seminário sobre Pedagogia da Alternância em Diamantino

Redação 24 Horas News

Dialogar sobre as práticas curriculares das escolas do campo, debater sobre concepções desse modelo de educação na sociedade, possibilitar formação política com o intuito de ampliar a reflexão e a crítica pedagógica, e construir um intercâmbio de práticas inovadoras são os temas do Seminário “Educação do Campo, Uma Política Constituinte”. O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos próximos dias 17 a 19 deste mês, em Diamantino.

As atividades que serão realizadas no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) da cidade contarão com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade de Brasília (UnB). O curso é voltado para professores da Educação do Campo dos Cefapros e educadores das Escolas de Inserção em Licenciatura em Educação no Campo (LedoC/UnB).

O gerente de Educação no Campo da Seduc, Rui Leonardo Souza Silveira cita que um dos temas a serem discutidos no seminário é a Pedagogia da Alternância. O tema será pauta de uma mesa de aprendizagem intitulada: a Alternância na Educação do Campo. Essa proposta metodológica desenvolvida há dois anos em Mato Grosso está sendo implantada em 15 das 130 escolas de educação no campo do Estado.

A Pedagogia da Alternância é uma metodologia de ensino que consiste em trabalhar o conteúdo curricular por áreas de conhecimento, ao invés de disciplinas, a partir da realidade dos estudantes do campo. As matrizes curriculares são construídas com base nas vivências e conteúdos repassados dentro de tempos diferenciados do ensino regular.

Os alunos trocam o conhecimento em aulas aos fins de semana (com objetivo de não atrapalhar o trabalho na zona rural) e, em outros momentos, na própria residência. “A ideia é trabalhar o currículo integrado com a própria realidade”, destaca Rui Silveira.

EXPERIÊNCIA

O município sede do seminário da próxima semana possui uma experiência de prática de dois anos de trabalho com a Pedagogia da Alternância. O modelo é aplicado na Escola Estadual Ana Maria Tissiane de Oliveira, da Agrovila Bojuí. Ao todo 18, dos 25 estudantes matriculados no Programa Pró Jovem Campo “Saberes da Terra”, concluíram em abril, o ensino fundamental já com essa modalidade de ensino.

O diferencial dessa Pedagogia está na elaboração do conteúdo curricular, na formação do material didático e no tempo escolar. “Os estudantes, junto com os professores discutem o assunto a ser estudado e diante do tema – agricultura familiar, associativismo, assentamento – escolhido coletivamente são trabalhadas as áreas de conhecimento (ciências naturais, ciências humanas, ciências agrárias e linguagem)”, informa o professor Jacildo de Siqueira Pinho.

Na Ana Maria de Oliveira, o curso do Pro Jovem Campo, tem 2.400 horas ministrada num período de dois anos, com aulas aos sábados e domingos (tempo escola), e em visitas às comunidades (tempo comunidade) para conhecer a parte prática do aprendizado.

Clique aqui e veja a programação do Seminário. Outras informações com Educação no Campo pelo telefone 3613-6444

Um comentário:

  1. MUITO BOM ESSA CONSTRUÇÃO DE INTERCAMBIO NAS ESCOLAS,UMA FORMA DE APRENDER MELHOR E COM MAIS CLAREZA NO ENSINO.

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