terça-feira, 10 de maio de 2011

Vamos escrever gente !

Autor: Ederson Déka

Às vezes me pergunto por que nos jornais tem mais desgraças? Leio os jornais de Cuiabá todos os dias e notei isso, é que infelizmente nós estamos produzindo e fazendo coisas negativas, por isso é que elas saltam aos olhos quando lemos os jornais. Mas as páginas que me animam são as dos Cadernos de Cultura, lá encontro o que gosto, arte, música literatura e indicações de eventos legais, mas percebo que muitos fazedores de cultura não mandam para esses cadernos sugestões de pauta, por isso, na maioria das vezes, encontro mais matérias do litoral e poucas do nosso "sertão", classificado dessa maneira por alguns teóricos.

Certa vez conversando com um fazedor de cultura, que reclamava dá pouca atenção dada aos eventos que ele realiza. Eu lhe perguntei: "Você tem um blog? Ele disse: - Não. Fiz mais uma pergunta: Você usa e-mail? Respondeu ele: Não tenho e-mail.

Disse a esse amigo que isso é um grande erro, pois ele já trabalha a muitos anos nessa área e ninguém sabe o que ele fez ou faz e ainda coloca culpa na mídia. A mídia não possui bola de cristal e muito menos vidente. Outra coisa que esse produtor me disse é que mesmo se ele mandasse jamais seria publicado em site, blog ou jornal impresso, pois a impressa é "elitista" e despreza o que vem da periferia.

Ledo engano!Infelizmente é com posturas como essa que a cultura em Cuiabá ou no estado é invisível, vemos e sabemos de um e de outro dos inúmeros eventos produzidos na nossa cidade, mas poucos desses produtores dão importância para divulgá-lo, mandar uma notinha,nem que seja para o vizinho. Sabemos que,muitas vezes, esbarramos na dificuldade da escrita, mas se a sugestão for boa é editada e aproveitada.

Na televisão está sendo veiculada uma propaganda que fala sobre a importância da propaganda com o slogan: "Propaganda é tudo". Mas não pense você que isso se resume apenas ao mercado publicitário, mas a tudo que envolve comunicação, precisamos de jornalistas e também de comunicadores, pois ser um bom comunicador não é tarefa fácil, não se aprende na universidade, exige-se sensibilidade, especialmente quando o assunto é cultura, essa que desemboca em todas as suas expressões: arte, literatura, música, arquitetura, pintura etc.

Penso que já é tempo de todos os Produtores de nosso estado, capacitado ou incapacitado, olharem para o que produz e dizer: "Isso merece ser divulgado!". Talvez eu não seja habilitado para falar sobre isso, pois minha área é o professorado e a Literatura, mas uma coisa eu aprendi: "Quem não se faz entender fica invisível". Felizmente alguns entenderam isso e constantemente vemos e lemos suas matérias transitando daqui para ali.

Meu sonho é abrir os jornais da capital, entrar nos sites e blogs e ver eles recheados de matérias legais ligados a área da cultura,direcionadas por Produtores Culturais desde o mais simples até aquele mais experiente, mas cada um buscando seu "espacinho" na mídia impressa, "falada", televisiva e clicada,pois a isso irá fortalecer e muito não apenas que faz cultura,mas aqueles que não vivem sem ela,ou seja,todos nós.

Ederson Déka tem 31 anos,mestrando da Universidade Federal de Mato Grosso e membro da CUFA (Central Única das Favelas de Mato Grosso),onde atua como Coordenador estadual de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário