Uma maneira eficaz de exercitar a prática da escrita e da leitura em crianças e jovens é incentivá-los a participar de concursos de redação promovidos por diferentes organizações e empresas. O desejo de conseguir um bom desempenho e, de quebra, concorrer aos prêmios, tende a despertar no aluno um maior interesse pela atividade, uma vontade de fazer o seu melhor, até um aumento na autoestima. Além disso, essa é também uma forma de trabalhar em sala de aula os conteúdos referentes ao tema da redação, promovendo assim um melhor aprendizado do assunto.
Uma das escolas que tem colhido bons frutos com a adoção desse tipo de atividade junto aos alunos é a EMEF Dona Margarida Maichê Sallaberry, em Arroio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. A diretora da unidade, Gisiane Vieira Añaña, comenta que está sempre atenta às oportunidades que são divulgadas ao longo do ano. Uma delas, por exemplo, foi o 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado anualmente pela União Postal Universal (UPU) em mais de 190 países.
Neste ano, o tema do concurso foi “Imagine que você é uma árvore em uma floresta e escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque é importante proteger as florestas”. “Quando soube do concurso vi ali uma ótima chance de trabalhar conjuntamente o ensino deste estilo de linguagem [carta] e a conscientização da necessidade de preservarmos os recursos que a natureza nos oferece”, diz.
Destinado a alunos da rede pública e privada, com idade até 15 anos, o concurso teve como objetivo desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. No Brasil, ele foi desenvolvido em duas fases: estadual e nacional. “De forma democrática fizemos uma seleção interna para escolher os melhores trabalhos, já que cada escola só podia inscrever duas redações. Não foi uma tarefa fácil, pois os alunos estavam bastante motivados e capricharam nos textos”, explica a diretora.
O concurso premiou os três melhores textos na fase regional e um na fase nacional, que irá representar o Brasil na etapa internacional, em Berna, na Suíça, no final do primeiro semestre.
Gisiane ressalta que o foco agora será preparar os alunos para participarem da 3ª edição do Concurso Tempos de Escola, lançada no início desse mês. Iniciativa do Instituto Votorantim, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, o Tempos de Escola é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas dos municípios integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação.
O objetivo é sensibilizar os estudantes para o valor dos estudos no desenvolvimento pessoal e da sociedade, por meio do estímulo à produção de textos que mostrem as histórias, vivências, aprendizados, conquistas e desafios que a escola pode proporcionar às pessoas.
Clique nas frases abaixo e leia as redações dos alunos da escola Margarida Maichê que concorreram no 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas:
Carta do Pau-Brasil – autora: Nathiéle Patrícia Machado
Carta do Cipreste – autor: Guilherme Paulus Silveira
Confira também texto vencedor na categoria Nacional, escrito por Lucas
Pachêco Freire, estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Pingo
de Gente, em Licínio de Almeida, na Bahia.
Por Cleide Quinália / Blog Educação
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Escola de Arroio Grande (RS) incentiva a participação de alunos em concursos de redação
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