sexta-feira, 13 de maio de 2011

MT- Qualificação profissional gera oportunidades no setor de jardinagem

Qualificação profissional gera oportunidades no setor de jardinagem

Da Assessoria

O Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, realiza de 9 a 13 (maio), o curso de jardinagem. O curso será ministrado na própria sede da instituição, onde há uma variedade de plantas que serão utilizadas nas aulas práticas.

Entre os participantes do treinamento, 75% compõem o quadro de funcionários de uma mesma empresa. Segundo o gerente Clailton Rodovalho, a empresa oferece serviços como conservação e limpeza, segurança, motoristas, entre outros. Mas ainda não conta com o serviço de jardinagem devido ao baixo número de profissionais qualificados na área. “Há uma demanda muito grande pelo serviço. Com esse treinamento esperamos aumentar nosso portifólio de produtos e o mais importante: com profissionais certificados”.

Juvenal Barbosa, que trabalha na empresa há um ano e meio, deposita esperança na nova atividade que paga, em média, salários entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil. Com o certificado em mãos ele almeja novos rumos na carreira. “É uma oportunidade única. Agora tenho a possibilidade de crescer, seja na empresa ou num empreendimento próprio”, revela.

O técnico agrícola, Peter Oliveira, já participou de sete diferentes cursos promovidos pelo Senar-MT. Para ele as diversas habilidades adquiridas por meio dos treinamentos contribuem para melhorar o desempenho na área em que atua – elaboração de projetos rurais. “Procuro fazer uma qualificação contínua, assim, tenho uma gama de conhecimentos específicos. O que me auxilia na execução de tarefas diárias”.

Para o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, este tipo de treinamento é gerador de oportunidades, tanto para os trabalhadores que adquirem novos conhecimentos e perspectivas de crescimento profissional, quanto aos empregadores que qualificam o quadro de profissionais de suas empresas a custo zero. “Agregar conhecimento aos trabalhadores e proporcionar alternativas de qualificação de mão de obra sem custo aos empregadores é um dos nossos objetivos”.

Durante os exercícios ministrados pelo instrutor do Senar-MT, Maycon Alves Maia, os alunos conhecem técnicas de poda, plantio e aprendem como observar doenças nas plantas e como tratá-las. Na etapa final, eles colocarão em prática o aprendizado adquirido nas aulas e farão trabalhos de jardinagem nos canteiros da instituição. O curso tem duração de 40 horas.

O Senar-MT é a entidade que atua na profissionalização rural voltada a homens e mulheres de todo o estado. Juntamente com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e os Sindicatos Rurais, compõe o Sistema Famato.

Um comentário:

  1. adorei os comentarios feitos neste blog ele serve de instrumento para a divulgaçao de uma profissao tao bonita que e a jardinagem pois alem de ter a finalidade de fazer melhor uma espaço jardinado funciona tambem como uma referencia para a preservaçao e conservaçao do meio ambiente.

    ResponderExcluir