A educação ambiental refletida na prática diária de ações desenvolvidas nas escolas estaduais em Mato Grosso receberá como importante fomento neste mês, o ‘Fascículo Pedagógico de Educação Ambiental’. Serão distribuídas dez mil unidades, em uma ação que é pioneira em Mato Grosso.
O trabalho - fruto de intenso processo de pesquisa realizado conjuntamente pela Secretarias de Estado, de Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Sema) - será distribuído a todas as escolas das redes públicas e privadas, além de Juizados, Promotorias de Justiça, unidades de saúde espalhadas pelo Estado.
A ação é parte da campanha ‘Mato Grosso Contra As Queimadas’ que integra Governo do Estado e Instituições Públicas, como Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça (TJ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O material foi elaborado de maneira a comportar informações e linguagem adequada ao emprego para práticas diárias de instituições diversas.
A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Rodrigues Gomes, pontua que as ações não devem se restringir ao universo escolar, considerando que a educação ambiental pressupõe um processo permanente de sensibilização. “Nosso foco não é só a escola. O debate deve ser público. O juiz, a pessoa que estiver trabalhando no posto de saúde, poderá usá-lo”.
O Fascículo Pedagógico de Educação Ambiental incentiva o desenvolvimento de trabalhos com abordagens críticas sobre a necessidade de conservação do meio ambiente e também endossa a necessidade de discussão sobre o combate e a prevenção as queimadas. "As boas práticas também serão incentivadas", avisa Giselly. Os relatos das experiências positivas serão publicados nos sites das instituições parceiras, com a possibilidade ainda, de divulgação das experiências na próxima edição do Fascículo (prevista para o ano de 2012).
A gerente ainda explica que a obra em 2011 conta ainda com a colaboração da Ong internacional WWF. “No Fascículo vamos divulgar o resultado de um trabalho feito pela Ong e as pessoas vão conhecer um pouco da vida de quem mora na reserva de Guariba, em Colniza, que integra o Arco de Fogo”, explica Giselly. A previsão é de que em tempo célere a distribuição do Fascículo, assim como a disponibilização de material de apoio a campanha, com cartazes, vídeos e folders, seja realizada. O trabalho possibilitará que seja conhecido um pouco mais da história do povo que vive no Noroeste de Mato Grosso, no bloco Juruena-Apuí.
A secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, pontua que “a escola desenvolve um papel fundamental na formação do cidadão, o preventivo”. Ela cita ainda que as 724 unidades escolares da rede estadual trabalham com metodologia diferenciada sobre a temática educação ambiental, com emprego de temas transversais, como é previsto pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). Ela ainda complementa afirmando que a participação ativa e responsável de cada um é responsável pelas transformações no mundo.
“Conscientização é fundamental. A legislação, por si só é um mecanismo, mas na prática, precisamos de responsabilidade nas ações. Existe sim, a possibilidade de trabalho com métodos que respeitem a questão ambiental", afirmou o governador durante a solenidade de lançamento da Campanha, realizada nesta sexta-feira (6/05), no auditório Cloves Vettorato, em Cuiabá.
*Atualizada
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
segunda-feira, 9 de maio de 2011
MT- Educação Ambiental nas escolas terá apoio de Fascículo Pedagógico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário