terça-feira, 18 de outubro de 2011

Apresentações culturais abrem Semana da Ciência e Tecnologia em MT

Assessoria

Teve início na noite desta segunda-feira (17.10) a oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Mato Grosso, as atividades estão sendo realizadas no Centro de Eventos do Pantanal onde as ações ocorrerão das 8hs às 22hs até a próxima sexta-feira (21).

Palestras e oficinas são voltadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de serem abertas ao público. Cerca de 25 mil pessoas devem participar do evento em todo o Estado. Na primeira noite de evento, o público que compareceu na abertura pôde conferir apresentações culturais como o coral de estudantes do ensino fundamental de Chapada dos Guimarães e o grupo de jovens praticantes de capoeira da Capital.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, o secretário adjunto, Adriano Breunig, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), Bernadete Ribeiro, a assessora especial da vice-governadoria que representou o vice-governador Francisco Daltro, Janine Ulrich, o reitor da Universidade de Mato Grosso, Adriano Silva, o assessor especial da Secitec, Juarez Fiel, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, João Pedro Valente, e o deputado estadual Aray Fonseca.

“O grande objetivo é fazer com que os estudantes despertem para a importância da ciência, da tecnologia e para o desenvolvimento sustentável. A ciência é um conhecimento que agrega valor à matéria prima”, disse Eliene Lima. O evento visa despertar o interesse dos jovens, para que eles possam se tornar profissionais que desenvolvam projetos inovadores. “Com a chegada do Parque Tecnológico no Estado, será bom para os jovens se interessarem pelo ramo da inovação tecnológica e científica”, afirmou o secretário.

Os temas abordados na semana são mudanças climáticas, desastres naturais, prevenção de acidentes, mostras de vídeo científico e oficinas de química e física, áreas que não costumam despertar o interesse dos adolescentes, mas são muito úteis no dia-a-dia.

Para a realização da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram investidos cerca de R$ 700 mil em recursos da União e do Estado. Entre os atrativos do evento estão: cinema 6D, piso interativo (sobre as quatro estações), brinquedos científicos - equipamentos que dão a sensação de falta de gravidade, bicicleta geradora de energia, mala rebelde (que explica o efeito da inércia), dois espelhos planos que produzem ilusão de ótica, etc.

Além disso haverá ainda teatro cultural, danças regionais como cururu e siriri, palestras educativas e o ônibus tecnológico do projeto educacional ‘Ciência em Show’. No encerramento serão feitas duas apresentações (às 9h30 e 19hs) do quadro ‘Cientistas Malucos’, que são um grupo de jovens que participam aos domingos do programa da Eliana (SBT).

De terça (18) a sexta-feira (21) a Semana começa às 8hs e termina às 22hs. A expectativa é que cinco mil pessoas passem pelo evento diariamente. comitivas de escolas municipais e estaduais tanto de Cuiabá, quanto do interior também participarão do evento.

Os diretores e professores que desejam levar os alunos ao evento, podem fazer o agendamento da visita na Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec, pelo telefone (65) 3613-0113.

Nenhum comentário:

Postar um comentário