quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MT- Seduc realizará web conferência sobre Pronatec

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará na próxima sexta-feira (21.10), às 15h, uma web conferência com escolas estaduais do interior para apresentar os objetivos, cursos e vagas que serão ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O alvo serão as unidades que já trabalham com o programa MT Preparatório.

O Pronatec disponibilizará cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), e Técnicos a alunos que cursam o 2º e 3º ano do Ensino Médio nas escolas da rede estadual. As atividades serão executadas em regime de colaboração entre a Seduc, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional da Indústria (Senai), e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio de Convênio de Cooperação Técnica.

Mais de 50 cursos serão ofertados a 10.360 alunos. As aulas ocorrerão nas unidades das entidades formadoras de 23 municípios do Estado. São eles: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juína, Nova Mutum, Nova Olímpia, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Poconé, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Os cursos FIC devem ter início no próximo mês, já os técnicos a previsão é para início de 2012. As atividades serão ministradas no contraturno escolar. Por isso, não será permitida a continuidade dos estudos no Pronatec, aos alunos que deixarem de freqüentar as aulas no Ensino Médio das escolas estaduais.

Os interessados em participar do Pronatec deverão procurar as Assessorias Pedagógicas dos municípios participantes para realizarem suas inscrições. A seleção dos estudantes será feita pelas próprias Assessorias.

Caso o número de inscritos superem as vagas, a seleção será feita mediante os seguinte critérios: assiduidade; alunos: com defasagem de idade no ensino médio; de maior idade; em situação de vulnerabilidade; desempregados; trabalhadores; e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.

Os alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional somente poderão realizar a pré-inscrição para os Cursos de Formação Inicial e Continuada.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário