segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MT- Seduc e TRE desenvolvem Projeto Voto Consciente

Cerca de 50 estudantes que cursam o Ensino Médio em quatro escolas da rede
estadual de Cuiabá e Várzea Grande visitaram nesta sexta-feira (14.10), as dependências do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A visita integra o projeto Voto Consciente, desenvolvido pelo TRE em parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Os alunos das unidades Raimundo Pinheiro, Dione Augusta e Marcelina de Campos da Capital, e Jaime Veríssimo de Campos Júnior, “Jaiminho” da cidade industrial participaram de palestra sobre a história do processo democrático e eleitoral do Brasil e de Mato Grosso. Também conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral e o plenário das deliberações.

Ao todo 25 representantes de cada uma dessas escolas participam do projeto que tem como objetivo despertar nos jovens estudantes a consciência cívica, a necessidade de fortalecimento da cidadania, da ética e da democracia, além de estimular a participação política consciente, livre e democrática.

De acordo com a responsável pelo Voto Consciente, na Seduc, Telma Peres, além da visita ao TRE, os estudantes deflagraram na segunda quinzena do mês passado um processo de debates e campanha eleitoral em suas escolas. “A idéia é que eles vivenciem na prática todo o processo que antecedem as eleições, bem como o processo do exercício dos mandatos. Para isso, eles se organizaram em cinco partidos políticos, com cinco representantes cada, e estão em campanha para o pleito que ocorrerá em 17 de novembro”, disse.

Os partidos que concorrem nessa eleição escolar são os seguintes: Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA), Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), Partido do Respeito às Diversidades (PRD) e Partido Não às Drogas (PND). A presidente do PCEL, na Escola Jaiminho, Luanna Delmut explicou que eles já estão na fase de produção de adesivos e materiais com as propostas para o possível mandato.

Luanna conta que antes do início da campanha houve a escolha das presidências de cada sigla. “Cada presidente foi eleito com o voto dos membros do partido e dos professores”. Ela ainda cita que caso sua legenda seja a mais votada pretendem trabalhar o desenvolvimento das diversas modalidades de esporte, tanto no Jaiminho quanto nas demais escolas estaduais de Várzea Grande.

Para o presidente do PEC, na Escola Raimundo Pinheiro, Vinicius Vasconcelos, 16, a participação no projeto já esta contribuindo para despertar nos membros da sua sigla a importância da ética e da luta contra a corrupção na política. “Se nosso partido for escolhido pretendemos desenvolver projetos que despertem nos alunos da nossa escola e na comunidade a importância não somente do voto em candidatos éticos, mas o acompanhamento dos mandatos”, destacou.

Votação

A secretária da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Janis Nakahati, informou que todos os estudantes do Ensino Médio das quatro escolas participarão da eleição. O resultado será divulgado no mesmo dia, já que a votação ocorrerá em urna eletrônica.

Ela também informa que os eleitos serão diplomados no Tribunal, no dia 24 de novembro, e terão autonomia para desenvolver suas propostas de campanha. “Os projetos poderão inclusive ser aproveitados pelos atuais representantes eleitos pela sociedade mato-grossense”, finalizou.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário