segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MT- Ambientalistas e pesquisdores debatem em MT sustentabilidade

De Brasília - VT

Parlamentares, governantes, autoridades, ONGs de defesa do meio ambiente e sociedade civil participam de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, na próxima sexta-feira (21), para debater a sustentabilidade dos Recursos Hídricos do país.

A audiência faz parte de uma série de reuniões que a a Frente Parlamentar Ambientalista está promovendo referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo dos debates é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental no Brasil.

Apoiam o evento em Cuiabá o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT); o Instituto Centro de Vida (ICV); a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso; os deputados estaduais Sérgio Ricardo (PR/MT) e José Riva (PSD/MT) e a embaixadora do Clima da Globe Internacional, ex-senadora Serys Slhessarenko (PT).

Participarão do debate os especialistas José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia, e Malu Ribeiro, coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, além de Marco José Melo Neves, assessor especial da presidência da Agência Nacional de àguas (ANA), que falarão sobre a situação dos mananciais, as alternativas de conservação, entre outras questões.

“Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início do século 21. Neste momento o mundo vive uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos que coloca em risco a própria vida no Planeta”, afirma o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV/MA).

No total serão debatidos cinco temas, um em cada região do país, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

Os próximos temas são: Meio Ambiente Urbano – dia 21 de novembro, em São Paulo (Sudeste); Energia – dia 16 de dezembro, em Recife (Nordeste); e Segurança Alimentar – dia 16 de janeiro, em Porto Alegre (Sul). Também está na pauta dos debates o Encontro Em Busca de uma Economia Sustentável dia 27 de março de 2012, em Brasília; e entre os dias 25 a 27 de maio acontecerá o Encontro do Segmento Parlamentar da RIO + 20, com a presença de parlamentares de todo o mundo, no Rio de Janeiro (RJ). O primeiro tema abordado foi Biomas, no dia 23 de setembro em Manaus (AM).

A agenda Frente Parlamentar Ambientalista para a RIO + 20: Em busca de uma Economia Sustentável, é organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Fundação SOS Mata Atlântica e conta com o apoio das Assembleias Legislativas dos estados que sediarão os eventos.
Sobre a RIO+20

RIO + 20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro e é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje. (Com informações da Frente Parlamentar Ambientalista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário