terça-feira, 18 de outubro de 2011

MT- Gestores e assessores pedagógicos conhecem o Pronatec

Técnicos da Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentaram a diretores e assessores pedagógicos de Cuiabá e Várzea Grande, o total de vagas e cursos que serão ofertados a estudantes de Mato Grosso dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2011/2012.

Cerca de 50 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e Técnicos serão ofertados a 10.360 alunos que estejam matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de Escolas Estaduais, que estejam localizadas nos municípios onde haja unidades formadoras. Os responsáveis pela oferta dos cursos são as unidades do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Durante explanação no evento, a técnica da Seduc responsável pelo Programa no Estado, Elissandra Vaz explicou que os cursos serão ofertados no contraturno escolar. Ela disse ainda que a Secretaria deverá elaborar um edital que definirá as formas de seleção dos alunos interessados em participar do programa.

Presente no evento, a diretora regional do Senac, Gilsane Tomaz destacou que as nove unidades da entidade serão utilizadas para desenvolvimento do Pronatec. “A expectativa é ofertarmos já no próximo mês 2.700 vagas para FIC. E em 2012 vamos expandir com a implantação dos cursos técnicos” disse.

O diretor regional do Senai, Gilberto Figueiredo, contou que as unidades do Sistema irão formar 4.144 alunos nos cursos de Formação Inicial Continuada e Técnicos.

Cursos

Entre os cursos FIC a serem ofertados estão: aplicador de revestimentos, carpinteiro, pedreiro, mestre de obras, soldador, auxiliar administrativo, recepcionista e vendedor. A carga horária gira em torno de 150 a 200 horas.

A formação técnica será na área de edificações, segurança do trabalho, informática, guia de turismo, análises químicas, entre outros, com carga de 800 a 1.600 horas.

Conforme a secretária adjunta de Políticas Educacionais, professora Fátima Resende, o Pronatec trata-se de um esforço do governo federal em parceria com as Secretarias de Estado de Educação para atender as necessidades formativas voltadas ao Ensino Médio.

“O Ministério da Educação é nosso parceiro nesse trabalho de reduzirmos a evasão escolar entre os jovens, adolescentes e adultos. Essa realidade está presente tanto em Mato Grosso como em todo o país, e o Pronatec pretende atuar nesse sentido”, disse a secretária.

O diretor Ercy de Arruda da Escola Estadual João Crisóstemo de Figueiredo, localizada em Cuiabá, acredita que o programa deverá cumprir com esse objetivo, pois muitos estudantes abandonam as aulas para poderem trabalhar. Contudo, em profissões de baixa remuneração por falta de formação.

“Agora com o Pronatec eles poderão aprender uma profissão, mas para isso terão de estar matriculados e freqüentado as aulas do ensino médio, ou seja o programa será uma importante ferramenta para manutenção dos alunos na escola”, finalizou.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário